Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Pacientes com câncer participam da comemoração dos 10 anos do grupo Semente Esperança

sex, 24 de novembro de 2017 05:29

por Mel Soares

A entidade Semente Esperança foi fundada há dez anos por iniciativa de Maria Aparecida Peixoto Cruz e Eneldina Ferreira Fagundes. Na época elas faziam parte do Grupo Luta Pela Vida, de Uberlândia, e ao constatar a presença considerável de araguarinos em tratamento contra o câncer, surgiu a ideia de criar uma equipe de voluntários em Araguari.

Atualmente mais de 900 pessoas, que realizam o tratamento contra a doença por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), estão cadastradas na entidade. Segundo Maria Zélia Borges de Oliveira, que durante seis anos esteve na função de visitadora e atualmente é presidente, semanalmente são feitas visitas a domicílio.

Eventos beneficentes são realizados frequentemente para ajudar nas despesas

Eventos beneficentes são realizados frequentemente para ajudar nas despesas

 

Além de acompanhar a realização dos procedimentos como consultas e quimioterapias, os voluntários fazem a doação de cestas básicas, que contém verduras, frutas e suplementos como o Nutren. Determinados medicamentos, fraldas e itens de locomoção como cadeiras de roda também são encaminhados aos pacientes que necessitam.

“Alguns afirmam que não precisam da nossa ajuda, mas mesmo assim os visitamos para acompanhar se estão realizando o tratamento adequadamente. Parte deles pode ser considerado curado, mas mesmo assim é preciso ter atendimento médico e também fazemos a visita para estas pessoas”, explicou.

Sobre o recebimento de apoio por parte do governo municipal, a presidente afirma que a sede é disponibilizada pela prefeitura, porém, o recurso de aproximadamente 20 mil reais que era conquistado anualmente não foi possível ter acesso em 2017. “Infelizmente não contamos com a doação da prefeitura. No ano passado só a metade do dinheiro foi repassada”, afirmou.

Para conseguir atender a demanda, o grupo promove campanhas como almoço beneficente, feiras de artesanato e bazar de roupas, que é feito na sede da entidade, localizada na rua Coronel José Ferreira Alves, 705, Centro. Grupos como o Motocólatras e instituições como o Imepac (Instituto Master de Ensino Presidente Antonio Carlos) fazem parte da lista de parceiros.

Para celebrar uma década de trabalho voluntário haverá uma noite de confraternização seguida de celebração na igreja Senhor Bom Jesus da Cana Verde (Matriz) neste sábado,25, às 19h.

“Estamos em uma fase de dificuldades para manter as despesas, mas este cenário está por toda a parte e graças a Deus, com a ajuda da comunidade e dos 85 voluntários estamos conseguindo atender a demanda e não poderíamos deixar de comemorar essa data especial”, concluiu a presidente.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: