Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Pace retoma atividades nesta quinta-feira junto à UBS Verde

qui, 24 de outubro de 2019 05:11

por Laura Alvarenga

Instalado em parceria entre o Legislativo, Rotary Club e igrejas do município, o Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) retorna às atividades nesta quinta-feira, 24. Interditado temporariamente pelo Hemominas desde o mês de julho, a unidade trabalhava para atender às novas normas estabelecidas pelo Hemocentro.

A reestruturação do setor inclui uma Unidade Básica de Saúde (UBS Verde) destinada a auxiliar no trabalho da Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do município. O objetivo é agilizar e diminuir o tempo de espera para atendimentos de classificação verde e azul, designados através do Protocolo de Manchester, referentes a casos de baixa complexidade.

Equipe conta com 15 profissionais destinados ao atendimento da unidade

Equipe conta com 15 profissionais destinados ao atendimento da unidade

 

Conforme o secretário de Saúde, Guilherme Afonso, a abertura da unidade nesta quinta-feira, 24, servirá como um test drive, no intuito de treinar a nova equipe que realizará a coleta de sangue. “Vamos fazer somente a coleta de alguns pacientes, não estamos voltando efetivamente. Vamos inaugurar oficialmente na semana que vem.”

No que se refere aos atendimentos do Pace, Guilherme Afonso informa que continuarão sendo feitos apenas uma vez por semana, às quintas-feiras, a partir das 7h. O secretário justificou que é uma maneira de a população se acostumar com o serviço, além de possibilitar a criação de um grupo significante de doadores.

“Existe ainda a questão da equipe e da estrutura para que possamos nos adaptar ao projeto e até o ano que vem, faremos pelo menos dois dias de coleta por semana; esse é o propósito.” O secretário de Saúde ainda ressaltou que antes da quantidade, visa uma coleta com qualidade e bom atendimento, com expectativa de que sejam coletadas em média 50 bolsas de sangue por dia.

A unidade conta com uma equipe exclusiva para ambos os atendimentos oferecidos. De acordo com Guilherme, 13 profissionais compõem a equipe do Pace, sendo: três enfermeiros, uma psicóloga, dois médicos, cinco técnicos em enfermagem e dois auxiliares administrativos. A adição de dois médicos torna viável que o atendimento seja expandido para a UBS Verde.

Os atendimentos buscam atingir o núcleo da cidade, desde o Centro, ao bairro de Fátima e parte do Portal dos Ipês. A intenção é desafogar as unidades dos bairros Goiás, Amorim e Santa Helena. “Estamos com uma equipe própria para isso, exclusiva que está compondo o Pace e a unidade de saúde que vai funcionar ali.”

Aos interessados em realizar a doação, basta fazer a solicitação no próprio Pace ou em qualquer unidade de saúde, que fará o devido direcionamento. Os servidores responsáveis darão todas as orientações necessárias e também, irão realizar rondas nas escolas e empresas do município para viabilizar o projeto.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: