Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

“Operação Natalina” é lançada pela Polícia Militar e deve se estender até janeiro

ter, 8 de dezembro de 2015 08:18

Da Redação

Oficiais do setor administrativo auxiliam na cobertura da área central do município

O 53º Batalhão de Polícia Militar realizou, nessa segunda-feira, 7, o lançamento oficial da “Operação Natalina”, na praça Manoel Bonito. Oficiais orientam que a população fique atenta durante esse período.

Efetivo conta com aproximadamente 40 militares a mais para o policiamento na área central

Efetivo conta com aproximadamente 40 militares a mais para o policiamento na área central

 

De acordo com o comandante do 53º BPM, major Ednaldo Assis de Andrade, durante o período, os oficiais que fazem parte do setor administrativo auxiliam na cobertura da área central do município. “Ano passado tivemos um pequeno acréscimo, não muito representativo, nas ocorrências de final de ano. Durante essa época, as pessoas saem para as compras e acabam transportando um volume maior de dinheiro. A presença da PM, para coibir essa oportunidade delitiva, é muito importante”.

A Operação Natalina está em vigor desde terça-feira, 1º, e será promovida até o início de janeiro. “Queremos oferecer a melhor cobertura possível ao comércio central. Realizamos o lançamento oficial da campanha e queremos fazer a manutenção dos excelentes números registrados esse ano. Todo o batalhão está empenhado nesse trabalho”.

Segundo o responsável pelo setor de comunicação da Polícia Militar, subtenente Celso Generoso, o efetivo contará com aproximadamente 40 militares a mais para o policiamento na área central. “Como é uma época mais vulnerável, em que as pessoas recebem o 13º salário e compram presentes, pode haver um aumento na criminalidade. Nosso objetivo é diminuir essas tentativas de roubo”.

O subtenente afirma que a população deve estar atenta durante esse período. “É necessário tomar cuidado com as bolsas, carregando sempre na frente do corpo, e com as carteiras, evitando os bolsos traseiros. Também é importante não carregar muito dinheiro, pois chama a atenção de pessoas mal intencionadas. O número de pessoas na área central é muito grande nesse período, por isso é necessário ter cuidado. Quanto menos dinheiro, menor o risco de ser vítima de um assalto”.

O militar também orienta a população em relação ao uso dos celulares. “Temos insistido nessa questão nos últimos seis meses, pois a modalidade de furtos de aparelhos celulares aumentou. Hoje, as pessoas utilizam os aplicativos na rua, de forma descuidada, então, é mais fácil configurar o furto. Orientamos que as pessoas utilizem os aparelhos em locais seguros”. O oficial também orienta os comerciantes. “Caso observem movimentos suspeitos, é importante ligar para o 190, pois estaremos acompanhando essas situações. Queremos coibir essa modalidade delituosa na cidade e trazer mais segurança para a população”.

A Polícia Militar também realizou, nessa segunda-feira, 7, uma operação na zona rural. O major comenta que muitos delitos tem início na cidade e acabam na zona rural. “Os bandidos aproveitam da situação de tranquilidade da zona rural e tentam cometer os delitos, então, de tempos em tempos, além dos patrulhamentos na zona urbana, promovemos operações na zona rural”.

O comandante afirma que há um aumento no número de viaturas destinadas às estradas da zona rural. “Fazemos no campo a abordagem que de praxe acontece na cidade. Abordamos o produtor rural, mas diminuímos as oportunidades dos delinquentes, que acham que podem atuar livremente nesses locais. O objetivo é melhorar a prevenção através do patrulhamento, através de uma prática constante”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: