Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Operação Fecha Batalhão ocorreu nesta sexta-feira em Araguari

sáb, 15 de abril de 2023 08:02

Da Redação

 

Ontem, 14, em Araguari, foi deflagrada mais uma Operação Fecha Batalhão, com o foco no policiamento escolar. Desde o dia 10 de abril de 2023 está ocorrendo em todo o Estado de Minas Gerais a “OPERAÇÃO DE PROTEÇÃO ESCOLAR”, sem previsão de término. A missão é realizar ações e operações no interior e no entorno dos estabelecimentos de ensino, visando a prevenção à criminalidade e a manutenção da ordem pública e da tranquilidade.

A iniciativa, que se desenrolou durante toda a semana, é uma resposta preventiva do Governo de Minas à onda de violência sofrida por escolas de São Paulo e Santa Catarina.

Em quatro dias, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) já visitou mais de 1,8 mil escolas estaduais de Minas para ampliar as medidas de prevenção e segurança de estudantes, professores e funcionários. Isso significa que mais da metade da rede, formada por 3.422 instituições, já obteve o acompanhamento da Operação de Proteção Escolar desde segunda-feira, 10, quando a ação foi iniciada.

A Polícia Militar também desempenhou esse trabalho em mais de 1.400 unidades das redes federal, municipal e particular de ensino.

A PMMG está intensificando a aplicação de medidas já em curso nas escolas, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), o Programa de Educação Ambiental (Progea) e a Patrulha Escolar. Durante as visitas, os policiais repassam dicas de segurança e autoproteção a estudantes, professores e demais integrantes da comunidade escolar, além de palestras e outras ações educativas e de prevenção para fortalecer a rede, criando uma rotina educativa.

“Há uma valorização de uma interdisciplinaridade que já ocorria e se torna mais forte agora, com a participação das famílias, já promovida pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), e com um resgate da participação ativa das pessoas”, observou o tenente coronel Flávio Santiago, chefe do Centro de Jornalismo da PMMG.

A ação continuará nos próximos dias.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: