Operação da Polícia Civil visa a regularização dos estabelecimentos de desmanche de veículos em Araguari
sáb, 21 de setembro de 2019 05:25Da Redação
Na manhã desta sexta-feira, 20, a delegada de Trânsito da Quarta Delegacia Regional de Polícia Civil, Cláudia Franchi, forneceu detalhes sobre a “Operação Mosaico”, desencadeada em Araguari com a finalidade de combater desmanches e comércios clandestinos de peças usadas de veículos e a regularização destes estabelecimentos.
Segundo ela, na última quinta-feira, 19, foram visitadas três empresas que iniciaram o pré-cadastro no Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG). Nestes locais houve uma ação de fiscalização a respeito de eventuais peças oriundas de crimes bem como a notificação dos proprietários para se regularizarem no prazo de 30 dias, para então desenvolverem o seu trabalho em conformidade com a Lei Federal 12.977/14, conhecida como “Lei do Desmonte”.
“O objetivo da operação é que as empresas se credenciem no Detran, comprovando regularidade fiscal e estrutura mínima para a realização dos serviços, oferecendo assim mais garantia aos consumidores que irão adquirir as peças. Caso a regularização não ocorra, estes estabelecimentos serão fechados”, disse a delegada.
Conforme os números apresentados em entrevista coletiva, a operação ocorreu simultaneamente em 140 cidades mineiras e dezenas de empresas dessa natureza foram vistoriadas. “Além da regularização, o objetivo é a redução de crimes contra o patrimônio, especialmente furtos, roubos e receptação de veículos e peças”.
Nos desmontes credenciados, cada uma das peças à venda recebe uma etiqueta de rastreabilidade e é incluída em um sistema informatizado, que vincula esse item ao veículo de origem e a nota fiscal. O consumidor também pode ajudar a desestimular o comércio ilegal de peças usadas, comprando somente em empresas credenciadas ao Detran.
De janeiro a junho do ano passado 22.187 veículos foram roubados ou furtados no interior mineiro. No mesmo período em 2019, 17.330 veículos foram alvos de furto ou roubo, de acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
A operação foi denominada Mosaico, uma vez que as peças são reunidas e encaixadas de forma a construir uma imagem, em alusão às peças que, assim como no mosaico, são minuciosamente encaixadas na montagem de um veículo.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
