Ônibus perde o freio e bate em traseira de carreta na manhã de quinta-feira
sex, 26 de maio de 2017 05:34por Tatiana Oliveira
Camioneta trafegava de Brasília em direção à Uberlândia quando motorista percebeu problemas no sistema de frenagem
A madrugada de quinta-feira, 25, foi marcada por uma manobra arriscada entre dois motoristas de veículos de grande porte. Segundo informações da 3ª Companhia de Corpo de Bombeiros Militar, um ônibus da Central Única dos Trabalhadores – CUT – vinha de Brasília em direção a Uberlândia quando percebeu que o sistema de frenagem não estava funcionando. “O motorista estava passando pela praça de pedágio Araguari 2 quando não conseguiu frear”, disse o 2º sargento Júlio César Gomes Ribeiro, da 3ª CBM.
De acordo com o militar, ao perceber a situação da camioneta, o motorista sinalizou a uma carreta que viajava à sua frente que estava com problemas. “O outro motorista percebeu que o ônibus estava sem freio, posicionou-se em frente a ele e deixou que o veículo colidisse com a traseira da carreta, até que os dois automóveis pararam na ponte do rio Araguari”. O militar afirmou à Gazeta do Triângulo que a manobra deu certo, mas que poderia ter resultado no capotamento do autocarro. “Nesse caso funcionou. Essa batida poderia ter retirado o ônibus da rodovia ou até mesmo capotado, no entanto o motorista deu sorte”.
O acidente ocorreu de manhã, por volta das 5h, quando a equipe de socorro da MGO chegou ao local. “A MGO fez o resgate de imediato. O ônibus transportava aproximadamente 47 passageiros. Desses, 40 foram liberados quase que de imediato. Outros cinco foram levados para a Unidade de Atendimento Integrado – UAI – Pampulha em Uberlândia pelo Corpo de Bombeiros”, informou o sargento. Ele ressaltou que as vítimas sofreram escoriações leves.
Por volta das 6h15, a MGO solicitou reforço do Corpo de Bombeiros. Duas viaturas, uma de resgate e uma de salvamento, se mobilizaram até o local. Conforme informado pelo sargento, a presença das duas unidades tornou-se desnecessária. “Não foi possível entrar em contato com uma das equipes, pois devido à localização não há sinal para celular. A equipe de resgate acabou seguindo para Uberlândia com as vítimas”.
Segundo ele, o acidente poderia ter sido evitado. “É o bê-á-bá do motorista. Fazer a revisão do veículo antes de entrar na estrada para evitar problemas maiores. Checar o óleo, pressão dos pneus e o funcionamento dos freios é essencial, principalmente com motoristas que trabalham profissionalmente e carregam passageiros”, aconselha.
Falhas nos freios ou não saber usá-los estão entre as maiores causas de acidentes, afirma uma revista especializada em veículos de carga. Um mecânico, que preferiu não se identificar, informou que problemas nos freios podem ser percebidos com antecedência. “O sistema de freios é um dos itens mais influentes na segurança e na dirigibilidade e ‘fala’ todo o tempo com o motorista sobre como anda sua eficiência. Muitas vezes o reflexo da falha acontece em outras partes do veículo”.
Especialista ressalta que conduções de grande porte, como ônibus e carretas, devem fazer a manutenção preditiva, que aumenta a eficiência dos veículos. “Os componentes são trocados e verificados antes que apresentem qualquer defeito e diminuição da eficácia, a partir de um estudo de tempo de vida por estimativa de quilometragem rodada. Dessa forma, as peças são trocadas antes de atingirem essa marca, ou perto dela”, esclarece.
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