Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Onda roxa continua até meados da próxima semana em Araguari

sex, 12 de março de 2021 10:56

Da Redação

Boletim epidemiológico municipal desta quinta, 11

Nesta quinta-feira, 11, completou-se uma semana em que Araguari se encontra sob as restrições determinadas pela onda roxa, etapa mais restritiva do programa Minas Consciente. As limitações, no entanto, são impostas em razão do crescente avanço da covid-19 nos últimos dias, com índices recordes de mortes e contaminações.

O anúncio de que a macrorregião do Triângulo do Norte entraria na onda roxa foi feito na semana passada pelo governador Romeu Zema (Novo), que informou ainda, durante coletiva de imprensa, que a situação deveria permanecer por pelo menos 15 dias, e então o cenário pandêmico seria novamente averiguado pelo Comitê Extraordinário Covid-19.

Procurada pela reportagem da Gazeta do Triângulo, a prefeitura de Araguari informou que nos próximos dias deve ser publicado um decreto municipal confirmando a continuidade do município na onda roxa, até que haja nova abordagem por parte do governo do Estado. “São dois decretos, um é mais simples e trata de manter Araguari na onda roxa conforme deliberações estaduais, esse decreto podemos publicar a qualquer momento e já está sendo encaminhado com a procuradoria para que saia o quanto antes. O segundo, diz respeito às restrições. Neste caso, vamos segurar mais um pouco para ver se terão novas determinações do governo do Estado para que, então, possamos analisar a possibilidade de, nos próximos dias, rever limitações que estejam prejudicando o comércio. Nós pensamos então em publicar um novo decreto menos restritivo, desde que possamos fazer isso”, pontuou o secretário de Gabinete, Flávio Soares.

Sob toque de recolher e restrições da onda roxa, ruas de Araguari ficam vazias durante a noite

 

Não foram especificadas quais restrições poderiam ser flexibilizadas caso houvesse essa possibilidade, considerando as determinações do governo do Estado.

A reportagem, ainda, procurou a Câmara de Dirigentes Lojistas de Araguari (CDL), entidade de classe do meio empresarial, para questionar a respeito da situação em que se encontra o comércio municipal no atual momento. “A princípio, sabemos que pelas normas do Minas Consciente e pelas diretrizes do Governo Estadual, a onda Roxa vale por 15 dias, prazo que terminará no próximo dia 18, mas nesta quinta, 11, em reunião com o Prefeito, tivemos a sinalização de uma flexibilização do comércio a partir da próxima segunda feira, 15. Esperamos que essa negociação evolua e que tenhamos de fato a reabertura gradativa do comércio na data estabelecida pelo executivo”, afirmou o presidente da CDL Araguari, Pedro Luiz.

 

CENÁRIO MUNICIPAL

Os índices atuais informam 9.204 casos positivos para Covid-19, 2.051 em monitoramento, sendo 942 confirmados e 1.127 suspeitos. Há 248 óbitos causados pela doença registrados, e mais três suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 27 pacientes na Santa Casa de Misericórdia, representando 90% de sua ocupação máxima. Ainda, estão ocupados dez (40%) leitos de enfermaria no Hospital de Campanha, sete (100%) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sete (116%) no Hospital São Sebastião e três (25%) no Hospital Santo Antônio. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta quinta-feira, 11.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: