Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Oferta de soros antipeçonhentos é centralizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia

ter, 4 de setembro de 2018 05:36

por Tatiana Oliveira

Para atender os municípios da microrregional de Saúde, no caso de antiescorpiônicos, Monte Carmelo e Patrocínio recebem doses emergenciais

Durante reunião da Comissão Intergestores Regional que ocorreu na última quinta-feira, 30, os secretários municipais de Saúde da Superintendência Regional de Saúde – SRS – de Uberlândia discutiram a respeito da distribuição de soro antiescorpiônico na regional. “Por consenso, deliberaram a concentração apenas do soro antiescorpiônico, além do HC-UFU, para outros dois municípios polos (Patrocínio e Monte Carmelo) sendo que estas cidades receberão seis ampolas cada”, relata a SRS em nota oficial.

Em caso de picada, atendimento médico deve ser procurado imediatamente

Em caso de picada, atendimento médico deve ser procurado imediatamente

 

Essa descentralização é condicionada a cumprimento de critérios, informa nota. “Entre eles a capacitação dos profissionais de saúde, responsabilização das unidades de saúde que concentrarão o tratamento e o uso das ampolas especialmente para crianças e idosos e dos casos classificados como moderados e graves”. O processo deve ocorrer até o final deste mês. “Por enquanto, o tratamento está apenas no HC-UFU. Ressalta-se que a reposição do estoque nos dois novos pontos estratégicos será feita mediante disponibilidade do insumo, e que, se os critérios não forem seguidos, os secretários municipais de saúde, junto com a SRS Uberlândia, poderão alterar este fluxo novamente para melhor atender a região”, esclarece nota.

Questionada a respeito de possível desabastecimento de soros antipeçonhentos, a regional posiciona-se. “Não há falta de soros antipeçonhentos no Estado de Minas Gerais. Todas as Unidades Regionais de Saúde estão abastecidas, apesar de os estoques de soros estarem sendo liberados parcialmente pelo Ministério da Saúde em virtude do desabastecimento”.

Para atender aos 18 municípios da SRS, o estoque desses antivenenos está concentrado na farmácia do Pronto Socorro no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia – HC-UFU, que é a unidade de Urgência e Emergência de alta complexidade e tem atendimento 24 horas. “Por isso a escolha estratégica de concentrar o estoque de soros antipeçonhentos no HC-UFU. Todas as 18 secretarias municipais de Saúde da região estão cientes desta logística, sendo que o fluxo de atendimento do paciente que necessite de soros antipeçonhentos, foi aprovado pela Comissão Intergestores Regional e ratificado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais”, coloca nota.

De acordo com Maria Lúcia Hirono, coordenadora de Epidemiologia da secretaria de Saúde de Araguari, a situação não é nova. “Na realidade, há mais ou menos três anos o Ministério de Saúde tem certa restrição na distribuição dos soros antiescorpiônico, antiofídico e antiaracnídeo, que está centralizada na farmácia da UFU.”

Conforme relata Álvaro Francisco Braga, referência técnica do programa de animais peçonhentos do controle de zoonoses da regional de saúde, a centralização é consequência da baixa quantidade de laboratórios que ofertam o soro. “A Anvisa determinou que houvesse a melhoria dos laboratórios, então agora de três que forneciam o soro, temos apenas um e isso diminuiu a entrega do soro para os estados. Por consequência, temos que centralizar para que as pessoas saibam onde procurar o soro em caso de acidentes”, disse à reportagem.

Escorpiões na cidade

O coordenador do departamento de Zoonoses, Vicente de Paula Marques de Oliveira, informou à reportagem que a quantidade de solicitações feitas ao departamento em relação a ocorrências de escorpiões aumentou. “O aumento é normal neste período do ano, devido ao tempo seco, queimadas, limpezas de lotes, entre outros fatores propícios para o aparecimento deles.”

Segundo ele, não há remédio ou produto que extermine o vetor e sim ações preventivas. “No caso, é manter o entorno limpo, quintal, evitar acúmulo de telhas, madeiras e fazer limpeza de caixas de gordura. Também devem ser fechados os ralos do banheiro, olhar sapatos fechados antes de calçá-los, tampar soleira de portas, não deixar roupa de cama encostada na parede ou no chão.” “O que fazemos muitas vezes é dedetizar contra baratas e insetos que são alimentos do escorpião e servem como atrativos para eles.”

1 Comentário

  1. CELIA MENDONÇA disse:

    Preciso que orientem a população quanto ao caso de picada de escorpião, temos um rancho em Miranda e tem surgido muitos escorpiões.
    A minha duvida e acha que a maioria é: caso seja picado onde deve procurar por socorro.
    A falta de informação é muito grande e pode dificultar o atendimento rápido.
    Pela a informação que tenho, é que tem ir para o UAI e ser transferido para a UFU que é o único local que tem oi soro.
    E porque não pode ir direto para a UFU e os Hospitais particulares não tem o soro disponível.

    Gostaria de um resposta e com os telefones para um pronto atendimento.

Deixe seu comentário: