Sexta-feira, 29 de Março de 2024 Fazer o Login

OAB INFOCO: Encontros jurídicos movimentam Uberlândia

seg, 25 de maio de 2015 06:32
.

.

Evento reuniu grandes nomes da advocacia brasileira

Entre os dias 13 e 16 de maio, a cidade de Uberlândia foi palco da advocacia brasileira; juristas de todo o país participaram do I Encontro Nacional de Dirigentes da OAB, do IV Encontro Regional dos Advogados, do I Encontro Jurídico Interinstitucional e do I Encontro Regional de Docentes de Ensino Jurídico. Para o presidente da 13ª Subseção OAB/MG, Dr. Egmar Sousa Ferraz, “este evento foi fruto da ousadia. Sem a ousadia não o realizaríamos. Quem não ousa, chega ao final da vida com um currículo repleto de frustações. Ousamos e propiciamos a Uberlândia este evento histórico”, destacou durante o evento.

.

.

.

.

 

Os encontros promovidos pela OAB Uberlândia, em parceria com a Seccional mineira (OAB/MG) e o Conselho Federal, reuniram 3750 pessoas como o único objetivo de discutir questões jurídicas, institucionais, educacionais e políticas. Importantes nomes da advocacia, entre eles o presidente da OAB Nacional, Dr. Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e o presidente da OAB/MG, Dr. Luís Cláudio da Silva Chaves, estiveram presentes no encontro.

“A advocacia, garantias constitucionais, reforma política e outros grandes temas relevantes para o País guiam nossos trabalhos no I Encontro Nacional de Dirigentes da OAB. Os assuntos possuem imensa atualidade e refletem a importância do advogado para o regime democrático”, afirmou o presidente do Conselho Federal na palestra de abertura do evento.

I Encontro Jurídico Interinstitucional e o I Encontro Regional de Docentes de Ensino Jurídico

Com o objetivo de reunir os acadêmicos e professores das faculdades de Direito de Uberlândia e região, a 13ª Subseção OAB/MG e a Escola Superior de Advocacia – Núcleo Uberlândia (ESA) promoveram o I Encontro Jurídico Interinstitucional e o I Encontro Regional de Docentes de Ensino Jurídico. Os eventos aconteceram no dia 13 de maio como pré-abertura do I Encontro Nacional de Dirigentes da OAB e do IV Encontro Regional dos Advogados.

“O evento marca a consolidação da parceria entre a OAB e as faculdades de Direito, bem como permite mostrar para todo o Brasil, o grande potencial de formação jurídica existente em Uberlândia”, destaca Ferraz.

Os encontros contaram com a presença mais de 2500 pessoas, entre alunos e docentes das faculdades de Direito. As universidades participantes do evento foram Faculdade Católica, Esamc, Pitágoras, Politécnica, Unipac, Unitri, PUC Minas – Unidade Uberlândia, Uniube e Universidade Federal de Uberlândia.

IV Encontro Regional dos Advogados

O Encontro Regional dos Advogados surgiu com o propósito de criar um espaço de reflexão sobre as questões que envolvem a profissão de advogado, proporcionando o acompanhamento da evolução do direito brasileiro e sua relação com os problemas que se destacam no cenário político-social do país.

Em sua quarta edição, o Encontro Regional dos Advogados reuniu cerca de 1500 pessoas. O evento contou com 22 palestras que abordaram questões sobre as diversas áreas do direito.

I Encontro Nacional de Dirigentes da OAB

Gestão sustentável, defesa das prerrogativas profissionais, discussão de políticas de valorização da advocacia, o aprimoramento da prestação de serviços aos advogados e a reforma política foram as principais pautas do I Encontro Nacional de Dirigentes.

“As prerrogativas não são um privilégio classista, mas uma condição fundamental de trabalho para defendermos as necessidades dos cidadãos”, afirmou o presidente da OAB/MG, Dr. Luis Cláudio Chaves.

O encontro destinado para profissionais que exerçam cargos de liderança no Conselho Federal, Seccionais, Comissões e Subseções da OAB, além de Conselheiros Seccionais e Federais contou com a presença de mais de 600 participantes, dentre eles o presidente do Conselho Federal, Dr. Marcus Vinicius Furtado Coelho, o vice-presidente do Conselho, Dr. Carlos Lamachia, e o diretor-tesoureiro, Dr. Antônio Oneildo Ferreira e toda a diretoria da OABMG.

Estiveram presentes, representantes de onze Estados do país.

 

Atividades culturais

A cerimônia de abertura teve como destaque a tradição mineira. O cantor Tarcísio Manuvéi realizou uma belíssima apresentação com músicas de raiz e o Grupo Catira Raízes do Sertão, criado há três anos, apresentou os tradicionais passos da dança.

A noite de sexta-feira, 15, foi embalada pelos ritmos marcantes da banda mineira Jota Quest. O show marcou o encerramento do IV Encontro Regional dos Advogados.

Na manhã de sábado, a cantora Nayra Days participou do evento. A artista cantou o hino nacional e encerrou a apresentação com um dos hinos contra a Ditadura Militar, “Pra dizer que não falei das flores”, música de Geraldo Vandré, simbolizando a luta da classe advocatícia.

Os eventos contaram com o apoio da prefeitura de Uberlândia e da secretaria municipal de Desenvolvimento e Cultura e os patrocínios da Caixa Econômica Federal, Certising; Novaprolink; Thomson Reuters; OAB Prev; LFG; Damásio Educacional; Hospital Santa Catarina; Pagima Seguros; UNIODONTO; Mongeral Aegon; SECOVI; Vita Consultoria; HeadWeb; Pukka Mídia; Ofex; Mor Construtora; Serenda; Ravoni Óptica; Nash Pub; ADFAS; Pão de Batata; Soberana Store e os escritórios Carlos Miro Advogados; Soares Cury; Roberto Matos; Paniago Advogados Associados; José Eduardo Batista; Alliance Advocacia Empresarial; Combat; Zarro Advocacia de Proteção Patrimonial; Aires Vigo Advogados; Luiz Carlos Arruda Advogados Associados; Sousa Oliveira Associados; Ladie & Franco Advogados; Viviane Parreira; Ferreira Viola Advogados; Barbosa & Araújo Advogados Associados; Barbosa & Monteiro Advogados.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: