Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

O que está em jogo no clássico Atlético x Cruzeiro deste domingo

sáb, 3 de março de 2018 05:47

Da Redação

Raposa lidera, mas não vence o Galo há quatro partidas

Está chegando a hora! Atlético e Cruzeiro fazem, neste domingo, às 11h, no estádio Independência, o primeiro clássico de 2018. O duelo é válido pela nona rodada do Campeonato Mineiro. Será o primeiro dos três encontros confirmados para esta temporada (um pelo Estadual e dois pelo Brasileiro).

Raposa lidera, mas não vence o Galo há quatro partidas

Raposa lidera, mas não vence o Galo há quatro partidas

 

Líder disparado do Mineiro, com 22 pontos, oito a mais que o América, segundo colocado, e dez de vantagem sobre o rival Atlético, terceiro lugar, o Cruzeiro pode garantir a melhor campanha da fase de classificação e, consequentemente, ter a vantagem de jogar em casa nas Quartas de final (novidade na edição deste ano, será disputada em jogo único) e de decidir em casa e ter a vantagem do empate na soma dos resultados dos dois jogos na fase semifinal.

Se a Raposa vencer o Galo, ela garante a primeira colocação com duas rodadas de antecedência. Em caso de empate, o time cruzeirense também pode confirmar a liderança geral, desde que o América não vença o Democrata, em partida que será disputada também no domingo, no Independência, às 17h. Em caso de derrota, o time celeste não terá a liderança ameaçada nesta rodada, mas pode ver o Coelho diminuir a vantagem de oito para cinco pontos.

Sem perder no Mineiro

Além disso, a equipe comandada por Mano Menezes defende a invencibilidade no Campeonato Mineiro. Foram sete vitórias e um empate. O Cruzeiro foi derrotado pela primeira vez nesta temporada na última terça-feira, na estreia na Taça Libertadores, para o Racing, por 4 a 2, no El Cilindro, em Avellaneda, na Argentina, onde teve vários desfalques na defesa (o goleiro Fábio, o zagueiro Léo e o lateral-direito Edilson) e perdeu o atacante Fred aos seis minutos de jogo.

De olho no segundo lugar

Sem chances matemáticas de terminar a fase de classificação no primeiro lugar, o Atlético briga para ficar com a segunda melhor campanha. Para isso, uma vitória sobre o maior rival é fundamental. O Galo, com 12 pontos, pode chegar aos 21 até o fim da fase classificatória, e depende de um tropeço do América, que tem dois pontos a mais, restando três jogos para o encerramento.

Tabu

O Atlético entra em campo no domingo para defender um pequeno tabu diante do maior rival. O Galo não perdeu nas últimas quatro vezes em que enfrentou o Cruzeiro, sendo que, nos últimos três encontros, saiu de campo com a vitória. O último triunfo cruzeirense foi no dia 1º de abril do ano passado, por 2 a 1, no Mineirão, pela 10ª rodada do Estadual.

Depois disso, houve um empate em 0 a 0 no dia 30 de abril, no Mineirão, no primeiro jogo da final do Mineiro. Na sequência, foram três vitórias atleticanas: 2 a 1, no Independência, no dia 7 de maio, no segundo jogo da final do Mineiro; 3 a 1, também no Horto, no dia 2 de julho, pela 11º rodada do Campeonato Brasileiro; e 2 a 1, no Mineirão, no dia 22 de outubro, pela 30ª rodada do Brasileirão.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: