Número de notificações de doenças sofreu redução em relação ao ano passado
qua, 28 de junho de 2017 05:13Da Redação
Município teve confirmações para casos de dengue e febre Chikungunya
O departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde recebeu, esse ano, 54 notificações de casos suspeitos de dengue e 23 de casos suspeitos de febre Chikungunya. Em Minas Gerais, foram 26.144 notificações de casos suspeitos de dengue e 16.738 de febre Chikungunya.

Araguari teve 54 notificações de casos de suspeita de dengue esse ano
De acordo com a coordenadora do departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde de Araguari, Lúcia Hirono, até o dia 22 de maio, o município recebeu 54 notificações, sendo nove casos positivos, 40 negativos e cinco em investigação. No mesmo período do ano passado, o departamento registrou 1.244 notificações e obteve 1.059 resultados positivos para dengue.
“Ano passado tivemos um grande número de casos notificados e até mesmo positivos de dengue, então, é importante que a população mantenha os cuidados para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, pois, mesmo que não estejamos em época de chuvas, não podemos descartar a prevenção”, ressalta a coordenadora.
Em relação à febre Chikungunya, de janeiro e abril desse ano foram 23 casos notificados, sendo 13 confirmados, quatro negativos e seis em investigação. “Não temos recebido novas notificações sobre a doença, mas não temos como comparar esses números em relação ao ano passado, pois, em 2016, o laboratório de referência não disponibilizou o exame para a Chikungunya. Os casos foram acompanhados apenas por avaliação clínica”.
Segundo a coordenadora, o município não recebeu notificações de casos de Zika vírus esse ano. “Em 2016, o protocolo exigia a notificação de casos de gestantes. Encaminhamos cinco casos suspeitos, sendo que dois resultados foram confirmados como dengue e os outros três não tiveram o diagnóstico fechado”.
Em Araguari, ocorreram apenas casos de epizootia com suspeita de febre amarela. “Os casos foram notificados em meados de janeiro, mas não obtivemos resultados até o momento. Também não foram registradas notificações de suspeitas da febre amarela em humanos. Nossas equipes estão finalizando o monitoramento rápido da vacinação contra a doença, mas observamos que a imunização teve uma boa cobertura no município”.
Minas Gerais
Esse ano, o Estado recebeu o total de 16.738 notificações de casos de febre Chikungunya, sendo que 249 foram confirmados. Dentre as confirmações, 100 são gestantes e 33 foram identificadas por critério laboratorial. De acordo com informações do Governo do Estado, os casos prováveis da doença estão concentrados principalmente nas cidades de Governador Valadares, Teófilo Otoni e Pedra Azul. Além disso, também foram registrados 22 óbitos por suspeita de Chikungunya, sendo que nove foram descartados e treze continuam sendo investigados.
O Estado também registrou mais uma morte causada pela dengue, sendo que, até o momento, foram 26.144 notificações entre casos prováveis, confirmados e suspeitos da doença. Os óbitos ocorridos esse ano são de moradores das cidades de Ibirité, Uberlândia, Ribeirão das Neves, Capim Branco e Bocaiúva. Esses casos foram registrados no primeiro trimestre do ano, coincidindo com o período de maior número de casos (5169 em janeiro, 5112 em fevereiro e 6328 em março). Em relação ao Zika vírus, em Minas Gerais, foram registrados 851 casos prováveis, sendo 133 em gestantes.
Sobre a febre amarela, até o momento, foram notificados 1.147 casos, sendo que 565 foram descartados, 446 confirmados e 136 seguem em investigação. Desde o início de 2017, 209 pessoas morreram no estado com suspeitas da doença. Desses, 159 foram confirmados para febre amarela e outros 18 seguem em investigação.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
- Aman Agronegócios e LDT Engenharia/Drakes vencem de novo e ficam próximos da classificação ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
