Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Número de cobras capturadas na zona urbana preocupa a comunidade araguarina

sáb, 25 de março de 2017 05:51

Da Redação

O aparecimento de cobras na área urbana em períodos quentes é bastante comum. Entretanto, a constância de diversas espécies nestes locais revela certo desequilíbrio ambiental e coloca a população de Araguari em alerta.

A reportagem apurou que, pelo menos dez casos foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros de fevereiro para cá. O número de animais localizados pode ser maior, uma vez que existem situações onde os militares não são acionados.

O caso mais recente foi registrado na tarde da última quinta-feira, 23, na rua Antônio Mordente Filho, região do bairro Millenium. Uma mulher saia de sua residência e avistou uma cobra enorme em cima de um pé de limão, num terreno baldio. Assim que os bombeiros chegaram, encontraram uma jiboia com pouco mais de um metro enrolada em meio aos galhos.

Jiboia capturada nessa semana, na região do Millenium ** Divulgação

Jiboia capturada nessa semana, na região do Millenium
** Divulgação

 

Também no Millenium, na rua Quinze, uma serpente da mesma espécie tinha sido encontrada no dia 15 de março. Nessa data, foi capturada uma jiboia no Centro de Araguari, na rua Bias Fortes.

Nos dias 17 e 18, outras duas jiboias assustaram moradores no residencial Bela Vista e no bairro Maria Eugênia. Os animais estavam na garagem de uma casa e no telhado de um dormitório. “Foi um susto muito grande. Nem acreditei”, contou um proprietário.

Ainda no dia 17, na rua Goiandira, bairro Santiago, uma mulher de 44 anos ligou para os militares depois de avistar uma cobra na mureta do padrão de energia. Após minuciosa procura, os bombeiros não localizaram o animal, sendo a mulher orientada caso a cobra reaparecesse no imóvel.

“Vale ressaltar que essa espécie de cobra não é peçonhenta. As jiboias passam a maior parte do tempo em cima de árvores, o que as favorece na hora de caçar, como no caso das aves que são mortas pela serpente enquanto dormem nos galhos. Elas evitam contato humano e fogem quando provocadas”, explicou um militar.

No dia 3 de março, uma motorista de 56 anos passou por um susto enorme, na avenida Mato Grosso, bairro Rosário. Ela conduzia normalmente seu veículo quando sentiu algo estranho em suas pernas. De imediato, percebeu que se tratava de uma serpente. Ela parou no acostamento e correu em busca de ajuda. Foi necessário retirar a estrutura do painel para a localização do animal, uma cobra da espécie cipó.

Conforme levantado pela Gazeta do Triângulo, também foram registradas ocorrências dessa natureza nos dias 2, 6 e 19 do mês passado, nos bairros Millenium e Maria Eugênia, e no residencial Portal dos Ipês. Neste último setor, vários casos ocorreram desde a entrega das moradias, em 2015, em razão das proximidades com a zona rural.

Normalmente, de acordo com os militares, os animais recebem os devidos cuidados e são devolvidos ao habitat natural. A orientação é para que a população não tente capturar ou matar os bichos, pois há risco de acidentes. O Corpo de Bombeiro e a Polícia Militar de Meio Ambiente devem ser acionados.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: