Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Novos Conselheiros Tutelares do município são eleitos

ter, 8 de outubro de 2019 05:57

por Laura Alvarenga

Durante o último domingo, 6, a comunidade araguarina se fez presente nas unidades dos Cras e Creas da cidade, com o objetivo de contribuir com a eleição dos novos conselheiros tutelares de Araguari. Ao todo foram 35 candidatos que participaram da disputa, resultando na escolha de cinco titulares e cinco suplentes.

Apuração dos votos aconteceu nesta segunda-feira  Foto: Lucas Thiago Notícias.

Apuração dos votos aconteceu nesta segunda-feira
Foto: Lucas Thiago Notícias.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Lúcia de Araújo, as unidades de votação receberam 3.922 eleitores, dos quais 13 votos foram nulos e outros três votaram em branco. A apuração definiu como conselheiros titulares: Vera Lúcia da Silva Arruda (344); Cláudia Regina Ferreira da Cunha (262); Marisa Camargo de Sousa (245); Natalia Valloto (237) e Suellen Barbosa Imai (230). Como conselheiros suplentes ficaram: Elisangela Evangelista Duarte Colengui (207); Jessica Araújo Duarte de Faria (190); Wanessa Aparecida Moura (178); Marília de Souza Pereira (142) e Débora Maria Pereira (140).

Os candidatos farão parte da gestão de 2020/2023. Entre as atribuições do cargo, estão: atender crianças e adolescentes, pais e responsáveis e aplicar medidas de proteção; promover a execução de suas decisões; encaminhar ao Ministério Público notícia e fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou do adolescente; encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência; tomar providências para que sejam cumpridas medidas protetivas aplicadas pela Justiça a adolescentes infratores; expedir notificações; requisitar Certidões de Nascimento e de Óbito de criança ou adolescente quando necessário; assessorar o poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente; representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no artigo 220, parágrafo 3º, inciso II, da Constituição Federal; representar ao Ministério Público, para efeito de ações de perda ou suspensão do poder familiar e fiscalizar as entidades de atendimento.

Segundo a presidente do CDMA, houve certo tumulto durante a eleição devido à grande quantidade de pessoas votando, ela também informou que a estrutura oferecia apenas duas pessoas por Cras, o que dificultou o processo. Lúcia de Araújo disse, ainda, que houve algumas denúncias de irregularidades de candidatos que serão apuradas após instauração de procedimento administrativo.

“No geral a eleição foi boa e acredito que dentro das nossas expectativas. Agradecemos a população por ter comparecido nesse domingo ajudando assim, a escolher os novos membros do conselho tutelar”.

3 Comentários

  1. NEY FRANCISCO DA SILVA disse:

    Pq não divulga o resultado total?? de todos os candidatos?? o processo ja foi cheio de duvidas e ainda divulgam só os que venceram???

  2. Mauro disse:

    Parabéns a todas, em especial a Marisa Camargo!
    Sucesso na Gestão de vocês.

  3. anonimo disse:

    precisa ser eleito para fazer este serviço ? é cada invenção absurda para beneficiar a politicagem, como irá fazer o serviço se para ser eleito depende de favores ?

Deixe seu comentário: