Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Novo edital para transporte coletivo municipal pode ser publicado em 2016

qua, 9 de dezembro de 2015 08:00

Da Redação

Documento inclui novas tecnologias, que melhoram a segurança nos veículos

A secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana divulgou, nessa terça-feira, 8, que irá trabalhar na elaboração de um projeto básico sobre o transporte coletivo municipal. A partir desse projeto, será elaborado um novo edital do processo licitatório para a contratação de uma empresa, que ficará responsável pelo transporte coletivo em Araguari.

Projeto inclui a implantação de bilhetagem eletrônica e câmeras de videomonitoramento

Projeto inclui a implantação de bilhetagem eletrônica e câmeras de videomonitoramento

 

De acordo com o secretário de Trânsito, Divonei Gonçalves, o projeto básico será a referência para a elaboração do novo edital. “Trabalharemos nesse projeto, que será encaminhado para a diretoria de Compras e Contratos, para a elaboração do edital. Acreditamos que o novo edital é o caminho que devemos seguir. Ainda não temos um prazo definido para a publicação, mas acredito que até o primeiro semestre conseguiremos publicá-lo”.

O secretário comenta que o projeto básico incluirá novos itens no sistema de transporte coletivo de Araguari. “São itens interessantes, que serão cumpridos ao longo do contrato, como a instalação de um sistema de GPS nos ônibus. Dessa forma, será possível verificar a localização dos veículos, se estão dentro do horário, se parou nos pontos corretos, se realizou a viagem, dentre outros. É um sistema de gerenciamento, que dará melhores condições de fiscalização e identificação de possíveis falhas. Essa é uma das ferramentas que será instalada pela primeira vez em Araguari”.

O sistema de GPS poderá ser estendido para o uso em aplicativos de aparelhos celulares. “Os usuários poderão acessar o sistema e saber se o ônibus está no horário, em quais linhas ele passará, qual a frequência. Todas essas novas ferramentas serão boas para o usuário”.

Segundo o secretário, também será proposta a implantação da bilhetagem eletrônica. “Os usuários terão um cartão para utilizar o ônibus, não precisando mais carregar dinheiro. Isso possibilita o embarque mais ágil, controla a demanda de forma mais precisa, a quantidade de pessoas, os tipos de usuário, como estudantes, idosos, dentre outros e os locais de origem e destino. É importante termos essas estatísticas, para ajustarmos as linhas de acordo com a necessidade da população”.

Divonei Gonçalves comenta que os dados oferecem melhores condições de planejamento. “Hoje, trabalhamos com poucas informações, mas queremos instalar essas ferramentas, que permitirão o acesso às informações do transporte coletivo em tempo real. Também pretendemos ter um sistema de câmeras para monitorar interna e externamente. O videomonitoramento em tempo real melhora o comportamento no trânsito, oferecendo mais segurança aos usuários”.

Outra novidade que pode ser implantada é a integração temporal. “Quando o usuário sair de um determinado bairro, e o ônibus não for até onde ele queria, será possível desembarcar e pegar outro ônibus sem pagar a tarifa. Para fazermos isso, é preciso pesquisar, mapear, conhecer todo o sistema e redimensionar as linhas”.

2 Comentários

  1. Daniel disse:

    Gostaria de saber o seguinte,essa empresa entrará na licitação? Pois sabemos que ela é alvo de investigação em São Paulo e que aqui não possui nenhum requisito para operar na cidade isso sem contar os veículos são de péssima qualidade e são todos sucateados,podendo trazer riscos aos usuários!

  2. vicente disse:

    Meu caro Daniel deixa eu te esclarecer uma coisa:Vamos partir do começo. Em 2013 ela ja estava sendo investigada no Estado de Sao Paulo, mesmo assim a prefeitura fez contrato com ela, Bom ela ganhou a licitaçao em Santa Barbara do Oeste a qual ja estar sendo investigada pelo Ministerio Publico de la é so voce entrar ai na net e pesquisar o transporte em Santa Barbara do Oeste, esta empresa é cheia de joguinhos, cade as pedras jogadas nos onibuns parou ne, pois nao tem licitaçao no momento assim nao tem como tirar outras empresas do pareo. Mudou a razao social pelo motivo que estar retrito na receita federal, sem falar com processo no Ministerio da Uniao do trabalho em Uberlandia. e assim vem mudando a razao social, agora o que nao da para entender, se ela nao deposita o fundo de garantia dos seus funcionarios, como ela consegue a guia da caixa? Estranho ne. Agora te pergunto ela pode ser chamada de empresa? Me responde ai ta? Bom fiz um pequeno resumo pois se for colocar tudo aja pagina.

Deixe seu comentário: