Novo edital para transporte coletivo municipal pode ser publicado em 2016
qua, 9 de dezembro de 2015 08:00Da Redação
Documento inclui novas tecnologias, que melhoram a segurança nos veículos
A secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana divulgou, nessa terça-feira, 8, que irá trabalhar na elaboração de um projeto básico sobre o transporte coletivo municipal. A partir desse projeto, será elaborado um novo edital do processo licitatório para a contratação de uma empresa, que ficará responsável pelo transporte coletivo em Araguari.

Projeto inclui a implantação de bilhetagem eletrônica e câmeras de videomonitoramento
De acordo com o secretário de Trânsito, Divonei Gonçalves, o projeto básico será a referência para a elaboração do novo edital. “Trabalharemos nesse projeto, que será encaminhado para a diretoria de Compras e Contratos, para a elaboração do edital. Acreditamos que o novo edital é o caminho que devemos seguir. Ainda não temos um prazo definido para a publicação, mas acredito que até o primeiro semestre conseguiremos publicá-lo”.
O secretário comenta que o projeto básico incluirá novos itens no sistema de transporte coletivo de Araguari. “São itens interessantes, que serão cumpridos ao longo do contrato, como a instalação de um sistema de GPS nos ônibus. Dessa forma, será possível verificar a localização dos veículos, se estão dentro do horário, se parou nos pontos corretos, se realizou a viagem, dentre outros. É um sistema de gerenciamento, que dará melhores condições de fiscalização e identificação de possíveis falhas. Essa é uma das ferramentas que será instalada pela primeira vez em Araguari”.
O sistema de GPS poderá ser estendido para o uso em aplicativos de aparelhos celulares. “Os usuários poderão acessar o sistema e saber se o ônibus está no horário, em quais linhas ele passará, qual a frequência. Todas essas novas ferramentas serão boas para o usuário”.
Segundo o secretário, também será proposta a implantação da bilhetagem eletrônica. “Os usuários terão um cartão para utilizar o ônibus, não precisando mais carregar dinheiro. Isso possibilita o embarque mais ágil, controla a demanda de forma mais precisa, a quantidade de pessoas, os tipos de usuário, como estudantes, idosos, dentre outros e os locais de origem e destino. É importante termos essas estatísticas, para ajustarmos as linhas de acordo com a necessidade da população”.
Divonei Gonçalves comenta que os dados oferecem melhores condições de planejamento. “Hoje, trabalhamos com poucas informações, mas queremos instalar essas ferramentas, que permitirão o acesso às informações do transporte coletivo em tempo real. Também pretendemos ter um sistema de câmeras para monitorar interna e externamente. O videomonitoramento em tempo real melhora o comportamento no trânsito, oferecendo mais segurança aos usuários”.
Outra novidade que pode ser implantada é a integração temporal. “Quando o usuário sair de um determinado bairro, e o ônibus não for até onde ele queria, será possível desembarcar e pegar outro ônibus sem pagar a tarifa. Para fazermos isso, é preciso pesquisar, mapear, conhecer todo o sistema e redimensionar as linhas”.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Gostaria de saber o seguinte,essa empresa entrará na licitação? Pois sabemos que ela é alvo de investigação em São Paulo e que aqui não possui nenhum requisito para operar na cidade isso sem contar os veículos são de péssima qualidade e são todos sucateados,podendo trazer riscos aos usuários!
Meu caro Daniel deixa eu te esclarecer uma coisa:Vamos partir do começo. Em 2013 ela ja estava sendo investigada no Estado de Sao Paulo, mesmo assim a prefeitura fez contrato com ela, Bom ela ganhou a licitaçao em Santa Barbara do Oeste a qual ja estar sendo investigada pelo Ministerio Publico de la é so voce entrar ai na net e pesquisar o transporte em Santa Barbara do Oeste, esta empresa é cheia de joguinhos, cade as pedras jogadas nos onibuns parou ne, pois nao tem licitaçao no momento assim nao tem como tirar outras empresas do pareo. Mudou a razao social pelo motivo que estar retrito na receita federal, sem falar com processo no Ministerio da Uniao do trabalho em Uberlandia. e assim vem mudando a razao social, agora o que nao da para entender, se ela nao deposita o fundo de garantia dos seus funcionarios, como ela consegue a guia da caixa? Estranho ne. Agora te pergunto ela pode ser chamada de empresa? Me responde ai ta? Bom fiz um pequeno resumo pois se for colocar tudo aja pagina.