Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Novo comandante do 53º Batalhão de Polícia Militar toma posse na próxima semana

sáb, 24 de outubro de 2015 08:36

Da Redação

Solenidade de passagem de comando é aberta a toda a população

A solenidade de passagem de comando do 53º Batalhão de Polícia Militar acontece na próxima terça-feira, 27. Durante o evento, o atual comandante, tenente-coronel Sandro Heleno Leite, passará o cargo para o subcomandante do 32º Batalhão de Polícia Militar de Uberlândia, major Ednaldo Assis de Andrade.

Major Ednaldo Assis de Andrade e tenente-coronel Sandro Heleno Leite na sede do 53º Batalhão

Major Ednaldo Assis de Andrade e tenente-coronel Sandro Heleno Leite na sede do 53º Batalhão

 

De acordo com o tenente-coronel Sandro Heleno Leite, o processo de mudança de comando vem acontecendo há dois meses. “Completei 30 anos de serviço na Polícia Militar e agora estou aguardando a publicação da minha transferência para a reserva. Estive em Araguari durante um ano e nove meses. Foi uma experiência muito positiva em termos de comando e possibilitou novos desafios. Enquanto estive aqui, fui muito bem recebido por toda a população, imprensa e autoridades. Acredito que conseguimos fazer um bom trabalho no município”.

O tenente-coronel afirma que encerra o comando com a redução de crimes violentos e crimes violentos com patrimônio, em relação ao ano passado. “Também tivemos aumento de apreensões de drogas e outros resultados positivos. A tropa da unidade é aguerrida e se empenhou bastante em fazer o serviço de maneira produtiva, minimizando os delitos”.

Durante o comando, foram promovidas ações preventivas, com o objetivo de impedir a realização de crimes. “Esse é um trabalho difícil, pois não tínhamos como estar em todos os locais o tempo todo, então, fizemos vários estudos e conhecemos os problemas que estavam afligindo a comunidade. Desenvolvemos ações e operações pontuais, nos locais onde a estatística nos mostrava que havia a maior probabilidade de ocorrência dos crimes. Além disso, quando ocorriam delitos como homicídio, roubo e furtos, e não conseguíamos realizar a prisão em flagrante, procurávamos estudar o caso e conhecer a autoria. Também encaminhávamos nossas informações para o Ministério Público e Polícia Civil para que pudessem juntar os inquéritos e concluir suas operações. Um crime para nós é um problema grave e sempre procuramos lutar ao máximo para chegar à autoria e termos condições de efetivamente prevenir os delitos”.

O comandante agradeceu o apoio de todos os colaboradores em diversos eventos e situações. “Tenho muito a agradecer à Polícia Civil, Ministério Público, Judiciário, prefeitura e todo o secretariado, CDL, ACIA, aos empresários do município em geral, Câmara dos Vereadores, OAB, maçonaria, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, que sempre nos apoiaram, permitindo que a PM conseguisse lançar seus recursos nas ruas e proteger a todos os cidadãos. Aprendi muito com os militares e tenho muito a agradecer a toda a comunidade”.

Novo comandante

O major Ednaldo Assis de Andrade, que irá assumir o comando do 53º Batalhão, ingressou para o serviço da Polícia Militar em Uberlândia, no ano de 1987. Entre os anos de 1996 e 99, esteve em Belo Horizonte, onde fez o curso de formação de oficiais. Trabalhou em Ituiutaba durante cinco anos, onde atuou nas áreas de comando de fração operacional, atividade de linha da PM e Recursos Humanos. Em 2005 retornou para Uberlândia, onde foi chefe da seção de Recursos Humanos, obteve comando de companhia da Unidade Operacional da PM e, durante o último ano, foi subcomandante do 32º Batalhão da PM.

Segundo o major, as expectativas em relação ao município são boas. “Agradeço ao comandante, tenente-coronel Sandro Heleno Leite e ao comandante regional da PMMG, coronel Volney Halan Marques pela indicação ao comando da corporação. Estou muito motivado, pois entendo que foi uma recompensa nessa altura da minha carreira, após 28 anos de serviço. Será um desafio, porque nossa sociedade merece uma prestação de serviços da melhor qualidade”.

O major acrescenta que dará continuidade ao trabalho que o tenente-coronel desenvolveu no município. “O crime é uma situação muito grave para a sociedade em geral e principalmente para a pessoa que foi vitimada, então, a PM precisa dar a melhor resposta. Continuar o trabalho será um desafio, pois as estatísticas foram reduzidas, mas temos muita motivação para produzir bons resultados”.

O novo comandante afirma que a parceria com o município é essencial para o desenvolvimento do trabalho da Polícia Militar. “Esperamos poder contar com toda a população e também com a parceria dos demais órgãos públicos que compõem o sistema de defesa social, como a Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário, dentre outros órgãos, que têm funções correlatas, ainda que não estejam diretamente ligados ao sistema de defesa social, como a prefeitura, OAB, segmentos empresariais e sociais de Araguari. Gostaríamos de pedir para que todos tenham uma estreita cooperação com a Polícia Militar, no sentido de alcançar nosso objetivo final, que é a produção de segurança pública e a melhor qualidade de vida da população”.

A unidade araguarina possui outros sete municípios em sua área de responsabilidade, que são Tupaciguara, Araporã, Estrela do Sul, Grupiara, Cascalho Rico e Indianópolis. “Também conto com o apoio dos nossos policiais militares, dos quais tive excelentes referências. Vamos compor nossa equipe, somar esforços e, apesar do trabalho muito bem feito, tentar melhorar ainda mais. Conto com todos os policiais e espero que estejam prontos e cientes de que a PM deve prestar o melhor serviço possível para a comunidade”.

A solenidade acontece na sede do 53º Batalhão, localizado na avenida Santos Dumont, 743, Jardim Regina, a partir das 19h30. O evento é aberto a toda a população e os civis devem estar trajando esporte fino.

2 Comentários

  1. James Machado disse:

    A população de Araguari e toda região só tem a ganhar com esse novo Cmt, sério, humano e compromissado. Que Deus o abençoe.

  2. frança disse:

    meu amigo desde quando era aspirante, juntamente c asp washington, asp protasio, asp eliel, asp albert e outros estao todos assumindo pole em.suas oms

Deixe seu comentário: