Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

“Novembro Preto”: mês da consciência negra traz de forma histórica o combate ao racismo no município

qui, 18 de novembro de 2021 08:06

Da Redação

Dia Nacional da Umbanda é comemorado em Araguari.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e foi instituído, oficialmente, pela Lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011. A data é uma alusão à morte de Zumbi, que foi líder do Quilombo dos Palmares, que era situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste. A data de sua morte foi descoberta por historiadores no início da década de 1970, inspirando membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como sua busca por direitos. Com isso, o 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no país.

Dado o contexto que gira em torno do dia 20 de novembro, que é comemorado neste sábado, 20, a prefeitura de Araguari, por meio da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial (Supir), realiza, durante todo o mês, diversas ações que buscam valorizar a cultura africana e combater o pensamento racista existente na sociedade, ainda que velado ou estrutural.

Vários eventos online e presenciais foram realizados, com palestras e discussões sobre temas pertinentes, desde o início do mês e, nos próximos dias, diversos outros ainda ocorrerão.

No próximo dia 20, sábado, será realizada a Entrega do Prêmio Destaque Negro, às 20h, no Palácio dos Ferroviários.

No dia 21, domingo, acontece a Missa Conga com os ternos de Congados às 10h, na Igreja do Rosário. Ainda no mesmo dia, o evento Hip Hop Contra o Racismo ocorre às 17h, no Palácio dos Ferroviários.

Na terça-feira, 23, haverá o Circuito Formativo Sankofa – Encontro 3, que oferece o curso “Racismo na gestão pública: um combate urgente”. A conferencista é Benilda Regina Brito – Coordenadora do N’ZINGA – Educadora de Direitos Humanos; às 19h, por meios digitais.

Ainda, no domingo, 28, ocorre a Formatura, Troca de Graduação e Batismo de Capoeira da Roda do Mercado, às 10h, na passarela da Avenida Coronel Theodolino Pereira de Araújo, em frente ao Mercado Municipal.

Por fim, no último dia de novembro, 30, o Encontro Presencial do COMPIR (Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial), com os organizadores do “Novembro Preto”, para avaliação do projeto e proposição de calendário de ações para 2022, o que acontece às 20h, no Espaço CUFA.

“A Supir de Araguari é um órgão do Executivo que visa promover políticas de combate ao racismo e às desigualdades, valorizando grupos sociais historicamente excluídos. Nós apoiamos ações do COMPIR e de grupos pertencentes ao movimento negro de Araguari. Celebramos a memória, a ancestralidade e o protagonismo que o povo negro teve e tem na formação do país”, explica Marco Túlio, gestor da Supir, em reportagem à Gazeta do Triângulo.

Marco Túlio também ressalta a importância dessas iniciativas por parte do Poder Público. “A consciência negra é necessária para entendermos a formação do nosso país. Precisamos ter uma consciência antirracista enquanto cidadãos brasileiros, e Araguari tem feito isso na gestão Renato Carvalho e Maria Cecília. Por isso, convidamos você para também ser antirracista e acompanhar nosso trabalho”, pontuou.

 

DIA DA UMBANDA

O dia 15 de novembro (última segunda-feira), além de ser a data da Proclamação da República, é a celebração do dia Nacional da Umbanda.

A religião de Matriz Africana, originária do Brasil, foi celebrada em Araguari como parte do mês da Consciência Negra, com competição de Curimbas (músicas umbandistas), culto e uma feijoada.

Na ocasião, o gestor Supir, Marco Túlio Nascimento, recebeu Gilberto Rezende – Presidente da Federação Espírita Umbanda e Candomblé do Estado de Minas Gerais, e a Monakiene Marisa de Angola – vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial – COMPIR de Uberlândia.

“Todas essas ações são de extrema importância e devem, sempre que possível, ser fomentadas e incentivadas, buscando a desmistificação das culturas, o combate ao racismo, ao preconceito e à intolerância religiosa.”, concluiu Marco Túlio Nascimento.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: