Sexta-feira, 27 de Março de 2026 Fazer o Login

Nove projetos foram apreciados na última sessão ordinária da Câmara de 2017

qua, 13 de dezembro de 2017 05:50

por Tatiana Oliveira

Dentre eles, foi aprovada a lei que institui o Programa Jovem Aprendiz na cidade

Ontem, 12, os vereadores reuniram-se em plenário para discutir dois projetos de lei que estavam em pauta, o PL nº197/2017, que dispõe sobre a remoção de veículos abandonados nas vias públicas do Município de Araguari/MG, e a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município Nº083/2017, que altera a vedação do inciso II do art. 11 da Lei Orgânica do Município de Araguari, suprimindo de seu texto os termos “posto policial” e “templo religioso”. Dada a urgência de aprovação de outras matérias do Executivo, entraram em votação sete projetos por dispensa de interstício.

O PL nº 197/2017 foi uma proposta da vereadora Virgínia Alcântara (PTC), com a finalidade de minimizar diversos riscos à saúde pública. “Os veículos se tornam verdadeiros focos de mosquito, e tivemos informações que também se transformaram em pontos de drogas”, afirma a vereadora em discussão na Câmara. O PL foi aprovado por 12 votos e uma abstenção, do vereador Sebastiao Joaquim Vieira (PRP). A proposta de emenda à Lei Orgânica do Município também foi aprovada, mas por 13 votos.

Dispensa de interstício

Estavam presentes no plenário os motoristas de vans escolares, aguardando votação de emenda que altera o contrato com o município de 10 para 20 anos. O PL 207/2017 entrou por dispensa de interstício e foi aprovado por unanimidade. Outro projeto que entra com dispensa é o PL que repassa subsídio de R$ 41.193 à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE – também foi aprovado na data. O PL 206/2017, que penaliza o desperdício de água ficou para a próxima sessão, sendo que o vereador Sebastiao Joaquim Vieira (PRP) pediu vista por seis dias.

O PL 204/2017, que institui o Programa Jovem Aprendiz e autoriza o poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica também foi aprovado por todos os presentes. O projeto de lei atende ao dever do Estado de assegurar à criança e ao adolescente o direito à profissionalização, com absoluta prioridade, nos termos do art. 227 da Constituição Federal. Segundo justificativa do PL, “no vigente orçamento da secretaria de Trabalho e Ação Social existe dotação para acorrer aos gastos decorrentes da futura Lei, de modo a implementar no município de Araguari o Programa Jovem Aprendiz”.

Também fica aprovado o convênio de cooperação técnica com o Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social – Sedese, através do PL 201/2017, uma vez que a vigência do convênio anteriormente celebrado estava vencida.

O PL 200/2017 que altera a Lei nº 5.126, de 7 de março de 2013 foi aprovado por unanimidade. A partir da matéria, fica obrigatório o limite máximo de 10 anos de uso para as motocicletas utilizadas nos serviços de mototaxis. Também será obrigatória a disponibilização de dois capacetes com viseira para condutor e passageiro, ambos amarelos com faixas refletivas. O mototaxista interessado em realizar o serviço deverá estar cadastrado como autônomo, microempresário ou microempreendedor individual no cadastro de contribuintes da prefeitura.

1 Comentário

  1. Ernane Ferreira da Silva Júnior disse:

    Tenho uma ideia para todas prefeituras do Brasil para acabar com essa pouca produtividade do legislativo municipal,nomear um representante de cada bairro da cidade como “sub vereador “poderia ser até o presidente da associação de moradores do bairro;Ele semanalmente iria até a Câmara Municipal e divulgaria as necessidades dos bairros que ele representa,tendo uma remuneração mensal como prestador de serviços sem vínculo empregatício com a Câmara Municipal,a verba para custear transporte e telefonia enternet etc a verba arrecadada no desconto na folha de pagamento dos vereadores e vereadoras,os problemas apresentados de cada bairro seriam de conhecimento de todos representantes dos bairros e através de votação entre os próprios representantes seria indicado os projetos prioritários para a Câmara Municipal,DEMOCRACIA PARTICIPATIVA,esse projeto visa uma melhora na Câmara Municipal para fazer que os vereadores sejam mais produtivos evitando esse mal aproveitamento do legislativo,uma vereadora apresentar um projeto para retirar veículos abandonados na via pública chega ser hilario “encher linguiça com tripas”como dizia meu avô,o representante dos bairros poderia notificar a secretária de saúde ou até mesmo o proprietário do carro ele sendo morador do bairro ele provavelmente saberia quem é o proprietáriopara ele retirar o carro da via pública,se não fosse atendido comunica a secretária de saúde o autoridades polícias e o proprietário pagaria multa e o custo de remoção do carro das vias públicas VÃO TRABALHAR VEREADORES E VEREADORAS. meu dinheiro não nasceu em árvores ASS:BRUCUTU SINCERO

Deixe seu comentário: