Quinta-feira, 28 de Março de 2024 Fazer o Login

Vacinação contra sarampo é prorrogada em Araguari

ter, 1 de setembro de 2020 01:04

Da Redação

 A campanha de vacinação foi novamente prorrogada. Desta vez, vai até o dia 31 de outubro em Minas Gerais. Assim como em todo estado, a procura do público alvo – pessoas entre os 20 e 49 anos foi muito baixa em Araguari. Para tomar a vacina, basta procurar algum dos postos de saúde do município, das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

A circulação do vírus do sarampo no Brasil se mantém ativa. Já são 21 casos confirmados em 21 estados do país em 2020. Só nos últimos 90 dias, foram 5 estados. Em Araguari, foram três casos registrados entre 2019 e 2020.

Vacina contra sarampo: baixa adesão à campanha motiva prorrogação

Vacina contra sarampo: baixa adesão à campanha motiva prorrogação

 

“Tendo em vista o risco de dispersão do vírus e o consequente aumento do número de casos da doença no país, a imunização é importante. As pessoas que ainda não vacinaram estão suscetíveis ao vírus, que está circulando. Frente a esse cenário de não adesão à campanha é que fazemos esse apelo”, ressaltou Graciele De Jesus Carvalho, coordenadora da Imunização do departamento de Saúde.

A imunização está disponível em todas as salas de vacina das unidades de Saúde do município. Em média foram administradas 11 mil doses até o momento. “Temos estoque para administrar mais 10.976 doses da vacina e nossa meta é atingir 90% do público alvo”, ressaltou.

É importante que a população se proteja. Um paciente pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes, até 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça. A Tríplice Viral, além de proteger contra o sarampo, também protege contra a rubéola e caxumba.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. Os principais sintomas são febre, inflamação das vias respiratórias e erupção maculopapular (irritação na pele) generalizada seguida por descamação.

Por se tratar de uma campanha de vacinação do calendário nacional, todas as pessoas que estão entre o público-alvo devem receber a imunização, independentemente se o cartão de vacina está em dia.

Campanha deveria terminar no final do mês de agosto, mas foi prorrogada até dia 31 de outubro devido à baixa adesão da população. Faixa etária de 20 a 49 anos precisa procurar unidades básicas de saúde para garantir a vacina.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: