Quinta-feira, 28 de Março de 2024 Fazer o Login

Vacinação contra o sarampo acontece hoje no município

sáb, 19 de outubro de 2019 05:52

por Laura Alvarenga

Acontece neste sábado, 19, o Dia D de Mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Em Araguari, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) estarão disponíveis para os munícipes com doses da vacina. Ao todo, serão 20 salas de vacinação atendendo das 8 às 17h.

Posse do cartão de vacinação é importante para receber a dose da tríplice viral

Posse do cartão de vacinação é importante para receber a dose da tríplice viral

 

Dividida em duas etapas, esta primeira fase que termina no dia 25 de outubro (sexta-feira) busca imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas. De acordo com o Ministério da Saúde, a pretensão é imunizar 2,6 milhões de crianças pertencentes aos grupos mais suscetíveis às complicações do vírus.

O Dia D de Mobilização se trata de uma data quando os 41,9 mil postos de saúde do país estarão abertos com um objetivo em comum, incentivar os públicos elegíveis para a vacinação que compareçam e se imunizem contra alguma doença que esteja em epidemia, neste caso, o sarampo.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) somente em território mineiro serão cerca de quatro mil postos de vacinação em funcionamento. A estimativa é que a vacinação alcance 770.545 crianças de seis meses a quatro anos incompletos em todo o estado.

O secretário municipal de Saúde, Guilherme Afonso, ressalta que, “a vacinação é uma forma de criar imunidade, principalmente às crianças que são vulneráveis ao sarampo. Assim podemos certificar que mesmo com o surto em outras regiões, em Araguari a vacinação contra o sarampo será bem-sucedida”.

Na segunda etapa, a vacinação acontecerá entre o período de 18 a 30 de novembro. Nesta fase, serão contemplados os jovens adultos com idade entre 20 a 29 anos, sendo o Dia D de Mobilização em 30 de novembro. A expectativa é proteger aproximadamente 13,6 milhões de adultos.

Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios. Para incentivar a vacinação de crianças, o Ministério da Saúde visa disponibilizar R$ 206 milhões, destinados aos municípios que cumprirem as metas estabelecidas pela pasta. Para receber esse recurso, os gestores deverão informar mensalmente o estoque das vacinas para poliomielite, tríplice viral e pentavalente, bem como, atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças com a primeira dose da vacina tríplice viral.

De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado na última terça-feira, 15, pela SES-MG, desde o início do ano foram confirmados 52 casos de sarampo em Minas Gerais. Quatro destes ocorreram no primeiro trimestre e a cadeira de transmissão foi contida. A partir de junho de 2019 o número de casos suspeitos aumentou, totalizando 1573 notificações provenientes de 226 municípios mineiros. Destes, 1158 (73,6%) foram descartados, 368 (23,4%) estão em investigação e 47 (3%) casos foram confirmados, sendo detectados novos casos e cadeias de transmissão.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: