Sexta-feira, 19 de Abril de 2024 Fazer o Login

TSE disponibiliza treinamento para mesários pela internet

sex, 19 de setembro de 2014 01:57
A iniciativa do TSE é voltada àqueles que não receberam orientações presenciais
No Canal o mesário encontra treinamentos para o desempenho da função no dia da eleição. Foto: Divulgação

No Canal o mesário encontra treinamentos para o desempenho da função no dia da eleição. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – A menos de um mês das eleições, os municípios se preparam visando atender a demanda da população. Em Araguari, cerca de mil mesários foram convocados para o pleito eleitoral 2014. Cabe à Justiça Eleitoral capacitar os mesários que neste ano estão recebendo orientações na 16ª Zona Eleitoral, por meio dos materiais e vídeo-aulas.

Em entrevista à Gazeta do Triângulo, o chefe do Cartório eleitoral Fernando Guetti, adiantou os procedimentos. “Em posse do material, o mesário estuda e tira suas dúvidas sobre os procedimentos. Acredito que esta forma será mais produtiva, uma vez que no treinamento conjunto os voluntários nem sempre conseguiam compreender e sanar suas dúvidas,” explicou.

No município, mais de 85 mil eleitores estão aptos a votar, enquanto cinco mil títulos estão cancelados e 673 suspensos. Com base nas informações obtidas no Cartório, em torno de 300 urnas foram trazidas para o município e serão distribuídas às vésperas das eleições para 42 pontos do município, constituídos por 284 seções.

Para ampliar a assistência aos mesários e voluntários, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou uma capacitação pela internet. Conforme informações obtidas no site, cerca de mil mesários mineiros se inscreveram para o curso, com foco voltado àqueles que não participaram da capacitação presencial nas unidades eleitorais.

O treinamento  está disponível no Canal do Mesário na página eletrônica do TSE. Para participar, o interessado deve se cadastrar no próprio canal, que contém orientações sobre como identificação do eleitor, manuseio da urna eletrônica, os impedimentos no dia da eleição e como atender bem um eleitor com deficiência, entre outros temas. O curso foi lançado em 2012 e teve a participação de cerca de 1.800 mesários em Minas Gerais. Neste ano, há uma expectativa de que sejam atingidos cerca de sete mil mesários.

Os eleitores interessados na função de mesário nos dias da eleição, ainda podem se cadastrar. A inscrição será feita até a semana que antecede as eleições. Para isso, basta que os eleitores compareçam à sede da 16ª Zona Eleitoral de Araguari situada à rua Quinca Mariano, 337, Centro.

Programa Mesário Voluntário

A Justiça Eleitoral mineira necessita de cerca de 190 mil mesários para a realização das eleições no Estado. O projeto busca a ampliação do número de colaboradores da Justiça Eleitoral, de forma consciente e espontânea. A intenção é cadastrar mesários voluntários qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição. O mesário colabora com a lisura do processo eleitoral, viabiliza as eleições e fortalece a democracia.

Benefícios para o mesário

  • Ato de cidadania: contribuir para o processo eleitoral democrático.
  • Aprendizado: aquisição de novos conhecimentos.
  • Dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral.
  • Auxílio-alimentação para o dia da eleição.
  • Créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais.
  • Vantagem de desempate em concurso público, se houver previsão em edital.

Eleições 2014

O primeiro turno das eleições está marcado para 5 de outubro, enquanto o segundo ocorre no dia 26 do referido mês. Durante o período, os mesários terão o direito de se ausentar do trabalho pelo dobro de dias dedicados à Justiça Eleitoral. O cadastro dos voluntários estará arquivado na Justiça Eleitoral para atender às necessidades do Cartório Eleitoral durante o pleito.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: