Sábado, 20 de Abril de 2024 Fazer o Login

TSE disponibiliza aplicativo para facilitar a consulta do local de votação

sex, 26 de setembro de 2014 04:27
Além do aplicativo para smatphones e tabletes, a sessão eleitoral pode ser conferida por meio do site do TSE. Foto: TSE

Além do aplicativo para smatphones e tabletes, a sessão eleitoral pode ser conferida por meio do site do TSE. Foto: TSE

DA REDAÇÃO – Para auxiliar aqueles eleitores que ainda não confirmaram o local de votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disponibilizou uma ferramenta bastante útil: um aplicativo para smartphones e tabletes. O programa é compatível com todas as versões dos sistemas iOS 4.0 ou Android 2. Para baixar o aplicativo, basta acessar as páginas da Apple Store ou Google Play.

Segundo a secretaria de Tecnologia de Informação do TSE, a intenção é utilizar a geolocalização para que o eleitor confira sua sessão e chegue o mais rápido.  O aplicativo possui a mesma funcionalidade do sistema disponível no site http://www.tse.jus.br onde o eleitor também pode consultar as mesmas informações por meio do nome do eleitor ou do número do Título.

Em Araguari, o número de eleitores aptos é de aproximadamente 85.894. Fora estes mais de cinco mil títulos eleitorais estão cancelados e 673 suspensos. Conforme apurou a reportagem, as 280 urnas que serão utilizadas em Araguari e Indianópolis estão lacradas e preparadas para o pleito deste ano.

Segundo informou o chefe do Cartório Eleitoral, Fernando Guetti, tudo está sendo organizado para receber os eleitores no dia 5 de outubro. “Durante este quinta-feira, 25, alguns eleitores estiveram no Cartório para retirarem a segunda via do Título. Infelizmente o prazo acabou, mas aqueles que souberem a sua zona eleitoral poderão votar mesmo sem o Título; basta levar qualquer documento oficial com foto,” contou.

Até o momento, não haverá nenhuma mudança quanto às sessões de votação que serão disponibilizadas na cidade. O chefe do Cartório aproveitou para alertar os araguarinos que estiverem fora da cidade e não se habilitaram para o voto em trânsito. “Estes não ficam livres da obrigação de ir à sua sessão eleitoral. Nesse caso, é preciso ir ao local de votação do município onde estiver para justificar a ausência das 8h às 17h. Basta preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral que pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, e no site do Tribunal Superior Eleitoral,” afirmou Fernando Guetti.

Mesários

Segundo informou o chefe do Cartório, para o pleito 2014 foram convocados 1.120 mesários voluntários, entretanto, um número considerável de pessoas ainda não compareceu ao Cartório a fim de obter orientações e o material necessário para capacitação.

“É importante ressaltar que o não comparecimento nos dias das eleições pode gerar vários transtornos para a pessoa que foi convocada, como o pagamento de multa que pode chegar a dez salários mínimos, além de processo criminal, segundo entendimento do Ministério Eleitoral,” ponderou.

Ainda segundo ele, vários casos parecidos ocorreram nas eleições passadas. Aqueles que não receberam a carta de convocação podem conferir por meio de publicação no Diário Oficial da União. Os interessados em participar como voluntários ainda podem se inscrever, basta levar os documentos pessoais até o Cartório Eleitoral de Araguari está localizado na rua Quinca Mariano, 337. Centro. Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone: 3242-2277.

Voto em trânsito

Nos dias das eleições, serão disponibilizadas seções especiais e outros locais para o voto em trânsito nas respectivas capitais dos estados e nos municípios com mais de 200 mil eleitores. Em Minas Gerais, além de Belo Horizonte, também haverá urnas especiais para voto em trânsito nas cidades de Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros e Uberaba. A lista completa pode ser conferida no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Imprima a ‘colinha’

A orientação do TSE é de que “colinha” serve para você anotar os números dos candidatos nos quais pretende votar nas eleições de outubro. O eleitor pode levá-la para dentro da cabine de votação e checar os números dos candidatos que escolheu para os cargos de deputado estadual/distrital, deputado federal, senador, governador e presidente da República. Além da cola, não se esqueça de levar seu Título de Eleitor e um documento oficial com foto.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: