Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Treinamento de evacuação em casos de emergência é realizado pelo Corpo de Bombeiros na Unidade de Pronto Atendimento

sex, 29 de novembro de 2019 05:15

Da Redação

Uma mobilização na Unidade de Pronto Atendimento (Upa Araguari) realizada na manhã desta quinta-feira, 28, chamou a atenção da população local. As ruas que dão acesso ao hospital foram fechadas pela secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans) com apoio do 53º Batalhão de Polícia Militar. A ação, promovida pela 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguari se tratou de uma simulação de evacuação na unidade de saúde.

A 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguari fez um exercício de evacuação na Upa Araguari

A 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguari fez um exercício de evacuação na Upa Araguari

 

O treinamento contou ainda com a participação de funcionários do Hospital Santo Antônio, além das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) bem como, da secretaria de Saúde e da Defesa Civil do município.  A ação mobilizou todo o efetivo da Upa e foi possível ver a atuação dos parceiros que realizam os principais serviços de urgência e emergência na cidade.

De acordo com o comando da 2ª Companhia, a atividade foi satisfatória e teve como principal objetivo proporcionar um treinamento conjunto para que os funcionários internos e militares possam, de forma eficiente e segura, atuar durante uma desocupação do ambiente hospitalar, considerando a estabilização de pacientes e a integridade física de colaboradores e pacientes em situações de incêndio e pânico.

A simulação sob comando do tenente Helder abordou ainda o tema “Segurança Contra Incêndio e Pânico” junto ao sistema de saúde do município. Segundo ressaltou, a atividade também possui a finalidade de disseminar a cultura de prevenção e autoproteção. Na oportunidade, foi colocado em prática o Plano de Prevenção de Incêndio dos Hospitais Públicos, “dando à nossa equipe de servidores, noções básicas para, se necessário, aplicar essenciais práticas de salvamento”.

A atividade simulou a evacuação do hospital e o procedimento para retirar uma vítima acamada. Assim, foram acionadas as viaturas do Corpo de Bombeiros que chegaram em seis minutos. Rapidamente todas as pessoas que estavam simulando ser pacientes foram retiradas da unidade de saúde pelos brigadistas e atendidas em tempo hábil.

Conforme apurou a reportagem, nas últimas semanas o treinamento de evacuação de áreas tem sido realizado em vários hospitais pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) permitindo uma resposta rápida e de qualidade a um possível sinistro neste ambiente. O Corpo de Bombeiros busca ainda, minimizar os riscos de danos pessoais e materiais causados por uma propagação de incêndio fora de controle e, sobretudo, garantir que, em qualquer incidente, todas as pessoas sejam removidas do hospital. O simulado também serve para o levantamento, pelo Corpo de Bombeiros, de todas as informações necessárias para aprimoramento dos projetos de prevenção e combate a incêndio.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: