Sábado, 20 de Abril de 2024 Fazer o Login

Sessão ordinária da Câmara de Vereadores dura mais de cinco horas nesta terça-feira

qua, 20 de janeiro de 2021 20:07

Da Redação

Vereadores se reúnem no plenário da Câmara em extensa reunião

Vereadores se reúnem no plenário da Câmara em extensa reunião

Ontem, terça-feira, 19, ocorreu, na Casa Legislativa Municipal de Araguari, a primeira sessão ordinária do ano de 2021 e da atual legislatura. A sessão foi aberta e presidida pelo vereador Léo Mulata (Republicanos).

Com mais de cinco horas de duração, a longa reunião discutiu vários aspectos, com apresentação de requerimentos e uso da tribuna por vários parlamentares.

Uma das principais cobranças feitas pelos vereadores diz respeito às condições das ruas da cidade, que se encontram esburacadas e com deformidades em razão das chuvas e do desgaste asfáltico.

Outro tópico tratado na sessão foi alusivo ao convênio do município com a Santa Casa de Misericórdia, com a finalidade de oferecer tratamentos e cirurgias ortopédicas durante o mês de janeiro. Foi requerido que o convênio se estenda até, no mínimo, o final deste ano de 2021.

Dentre as longas falas dos vereadores, alguns demonstraram humildade na nova empreitada e deixaram claro que estão buscando aprender. “Sou músico. Já cantei para mais de cinco mil pessoas, mas confesso que estou um pouco nervoso em estar aqui pela primeira vez representando a população”, disse Paulo César “Pc” (DEM), participando de forma inédita de uma sessão ordinária na Câmara Municipal como parlamentar.

O vereador Cláudio Coelho (Solidariedade) cobrou a prefeitura no âmbito da educação em meio à pandemia. “Que este governo tome um posicionamento diferente na área da educação. Os alunos não possuem acompanhamento presencial nem virtual. Eles recebem a apostila e nada mais”, alegou o edil.

A vereadora Eunice Mendes (PSB) levou vários requerimentos à tribuna. Dentre eles, solicitou o envio de Projeto de Lei que versa sobre descontos para os devedores da Dívida Ativa, devido ao novo coronavírus, pois seria necessária uma renegociação das dívidas tributárias, objetivando a regularização de contribuintes afetados pela pandemia e, ao mesmo tempo, permitir com que o governo receba o que tem de crédito em um quadro de queda na arrecadação. Não obstante, também requereu a atualização do Plano de Cargos e Salários, em especial para: assistente social, dentista, pedagogo social, e psicólogo, haja vista que o impacto financeiro é irrisório, pois seriam poucos servidores contemplados.

Dentre outras questões, uma que chamou atenção foi a observação do presidente do Legislativo, que avaliou que o atual regime interno da Câmara Municipal se encontra antigo e desatualizado. “O regimento desta casa tem que mudar o mais rápido possível”, destacou o vereador.

A extensa reunião apresentou à comunidade araguarina o primeiro dia de trabalho ordinário neste ano de 2021, em que os edis assumiram suas cadeiras no plenário da casa.

Caso o horário e dia não sejam alterados, as sessões continuam ocorrendo às terças-feiras, com início no período da manhã.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: