Quinta-feira, 28 de Março de 2024 Fazer o Login

Residencial Madri sofre com alagamentos e gera polêmica

sáb, 31 de outubro de 2020 12:39

Da redação

Na última semana do mês de outubro, um vídeo que mostrava um candidato que disputa as eleições gerais de 2020, andando em uma enchente no bairro Residencial Madri, em Araguari, foi publicado nas redes sociais. O candidato caminhava em meio ao alagamento, com a água acima dos tornozelos, enquanto tecia críticas à administração atual. A reportagem tentou entrar em contato com o candidato, mas não obteve êxito, até o fechamento da edição.

A sujeira tampando a boca de lobo seria o problema, diz secretário

A sujeira tampando a boca de lobo seria o problema, diz secretário

 

Os alagamentos, geralmente, são causados pelo acúmulo de água em áreas urbanas em que não há possibilidade do escoamento da água da chuva. É uma consequência dos maus hábitos ambientais e das práticas nocivas ao meio-ambiente, como o descarte do lixo em vias públicas.

A poluição excessiva, por exemplo, gera o entupimento de bueiros e galerias que foram projetados para impedir, através do escoamento, o acúmulo das águas das chuvas nas ruas.

É importante lembrar que, a enchente é um fenômeno natural, mas que nas áreas de cidades são intensificadas pela ação nociva das práticas humanas.

Procurado pela reportagem, o secretário de obras, Expedito Castro Alves, informou que neste caso, há infraestrutura, e o problema seria outro. “O que acontece é que a água da chuva escorre da praça e traz muito capim e sujeira para a boca de lobo, o que causa o entupimento”, disse o secretário. “Eu mesmo fui até o local com uma enxada e, junto com alguns moradores, retiramos o capim das bocas de lobo em 20 minutos e a água escoou. O secretário ‘Candinho’ também foi até a praça”, contou.

O vídeo do secretário foi compartilhado nas redes sociais e, além disso, ele publicou um áudio de repúdio aos ataques do candidato que gravou o vídeo dentro do alagamento. “…Não tem gestão”, disse o candidato.

Questionado sobre a infraestrutura, Expedito informou: “Nós acrescentamos uma manilha de 60 cm, já havia outra manilha de 40 cm. O problema ali não é estrutura, é a sujeira tampando a boca de lobo”.

Em seguida, o secretário foi perguntado a respeito de possíveis alagamentos futuros. “Essa é a segunda chuva após a obra, então estamos observando para ver o que acontece. Com a limpeza, é provável que não haja mais esse problema, mas se persistir nós temos verba. Temos R$500 mil para realizar um serviço maior de engenharia. É recurso que o prefeito separou para uma obra de drenagem e, se precisar, vamos fazer”, finalizou o secretário.

Ainda, foi informado que a situação do local está sendo acompanhada com cuidado e, que se for preciso, a verba está disponível para uma eventual obra de drenagem.

4 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Estou vendo um candidato com promessas mirabolantes, depois entra lá, não faz o que prometeu e aí vai ser enxovalhado pelo povo do mesmo jeito, se prepare. Jeito na saúde só se mudar o sistema do Tupiniquim e nossos políticos pararem de roubar, pois já ganham muito bem. Tem candidato a vereador fazendo campanha milionária, de onde saiu o dinheiro. Quem não é bobo já sabe o motivo das promessas, quanto mais promessas melhor para ser eleito. Agora vai lá no local, entra na água, pra fazer política depois desaparece por quatro anos. Agente já acostumou com a promessa de que eu vou fazer, eu vou acontecer, e não cai, mas os bem novinhos são facilmente enganados e ludibriados.

  2. RONALDO VIEIRA disse:

    ESSE SECRETÁRIO DE OBRAS, NÃO ENTENDE DE NADA. EU MORO NA RUA E NÃO É CAPIM ALGUM QUE ENTOPE OS BOEIROS, AS MANILHAS QUE ELE COLOCOU LÁ ( DOIS MESES PARA COLOCAR AS TAL MANILHAS) NÃO RESOLVE PORQUE ELE COLOCOU AS MANILHAS ONDE JÁ PASSAVA UMA OUTRA QUE DESSE DO MESMO BAIRRO MAS JÁ CARREGADA DE ÁGUA DE CHUVA DE OUTRO LUGAR… ENTÃO NÃO RESOLVEU EM NADA! É MUITA IGNORANCIA PARA FALAR QUE É POR CAUSA DE CAPIM!

  3. Anônimo disse:

    O candidato tem que ficar preocupado é com os problemas da cidade que são muitos e não preocupado em dar aumento e gratificações para os funcionários pensando em angariar votos.
    Esse negócio de eu vou dar aumento para todas as classes que trabalham na prefeitura provocando um colapso na folha e aí não sobra pra mais nada. Esse negócio de vale alimentação deveria ser somente para quem ganha salário minimo. Eu sou do Estado e este não faz graça pra ninguém, deve ter uns cinco anos ou mais que não temos aumento. Portando tem que se pensar grande é pra cidade, não temos guarda municipal que é direito de toda cidade desde 2005, não temos terminal de coletivos, não temos infra estrutura nos bairros, será que é porque fica debaixo da terra e o povo não vê, mas vêem os rios de água que formam nas ruas. Tem outra tira essas empreiteiras que não cuidam da limpeza da cidade, só limpam as avenidas centrais.

  4. Anônimo disse:

    Tem gente fazendo campanha milionária, isso está me cheirando a verba desviada do covid. Se é dinheiro do partido porque só uma pessoa tem direito e os outros não. Está parecendo campanha de prefeito. O cadernão eu já imagino até quem foi que elaborou. Na minha casa já jogaram uns quatro, eu vou até guardar um pra me ver o que vai sair. Caso o candidato ganhe. Eu estava olhando um cadernão, que de 59 itens só consegui detectar cinco promessas cumpridas o resto foi tudo balela. Eu também quando era inocente achava que quando unia três do mesmo segmento municipal, estadual e federal, a cidade iria ficar maravilhosa, nunca aconteceu nada de bom. Com o passar dos tempos as pessoas ficam descrentes.

Deixe seu comentário: