Sexta-feira, 19 de Abril de 2024 Fazer o Login

Queimadas pelo município têm sido frequentes nos últimos dias

sex, 9 de outubro de 2020 19:56

Da Redação 

No Brasil há o período de estiagem que acontece de março a outubro. Neste momento há uma baixa incidência pluviométrica e, paralelo a isso, o registro de temperaturas muito elevadas em determinados dias. Em alguns casos, próximo a 40° podendo se elevar em algumas regiões. Há o registro também, de humidades relativas do ar muito baixas. Todos estes, são fatores os quais reunidos, promovem o aumento da incidência de incêndios florestais. Essa incidência se intensifica no período de julho a outubro.

Incêndio de grandes proporções foi registrado no município nos últimos dias.

Incêndio de grandes proporções foi registrado no município nos últimos dias.

 

 

Nos últimos meses e, mais pontualmente nos últimos dias, a sociedade e a instituição do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais têm assistido o aumento considerável do número de incêndios florestais na nossa região. Na cidade de Araguari, especialmente nos últimos dias, números e intensidade das queimadas chamaram a atenção. Somente no último domingo, 4, foram registradas 16 ocorrências no município. Nos dias seguintes, os registros também foram constantes.

 

Para fazer face a essa demanda, o capitão do Corpo de Bombeiros de Araguari, Fabrício Silva Araújo contou que a unidade local promoveu o aumento das estruturas, do número de recursos humanos e de logística.

Questionado sobre as principais causas das queimadas, o capitão contou que, o fator número um é a ação humana, em mais de 99% dos casos, resultando em atividade criminosa. Na oportunidade ele ainda destacou alguns meios de prevenir as queimadas.

“A principal forma de se evitar os incêndios florestais é com a conscientização do homem, da sociedade. Não realizar o processo de queimada em vegetação ou, quaisquer outros materiais combustíveis de naturezas similares. Não descartar bituca de cigarro nas faixas de domínio das rodovias. As propriedades rurais promoverem a confecção de aceiros no entorno das propriedades, evitando que, se começar um incêndio em determinada propriedade, ele não se propague para as propriedades no entorno, alcançando proporções consideráveis e danos ambientais muitas vezes irreparáveis”, informou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: