Quinta-feira, 28 de Março de 2024 Fazer o Login

Quatro bens tombados em Araguari serão restaurados

qui, 23 de julho de 2020 09:44

 Da Redação

Bens tombados em Araguari e também localizados nos distritos Amanhece e Florestina passarão por obras de revitalização, segundo a Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC). Para isso, foi realizado processo licitatório na modalidade tomada de preços, visando a contratação de uma empresa que ficará responsável pela execução do restauro. Segundo verificou a reportagem, o termo de homologação do certame foi publicado e pode ser conferido na edição desta quarta-feira, 22, do Correio Oficial do Município.

Os prédios que receberão obras de restauro representam a história cultural de Araguari

Os prédios que receberão obras de restauro representam a história cultural de Araguari

De acordo com o presidente da Fundação, Rafael Scalia Guedes, após todos os tramites legais, a empresa vencedora da licitação é a MZ Construção e Administração de Obras LTDA., que apresentou um valor global de R$ 331.377,15 para a obra. O recurso é oriundo do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural, de emenda impositiva do vereador Cláudio Coelho (SD), bem como, de doação dos moradores do distrito de Florestina no valor de valor de R$15 mil.  “Os engenheiros técnicos responsáveis pelas obras visitaram todos os pontos históricos e avaliaram o que cada um necessita. Todos os pontos são tombados pelo município e agora irão receber toda a manutenção necessária. O objetivo é preservar e manter a integridade arquitetônica dos locais, respeitando seus aspectos e belezas originais”, ressaltou Rafael Guedes.

A iniciativa atenderá as obras necessárias à restauração e revitalização de prédios importantes no universo dos bens culturais considerados relevantes da cidade, devido à história e inserção na paisagem urbana. Dentre eles, está o museu Dr. Calil Porto, que fica localizado à rua Dr. Afrânio. O prédio é conhecido por ter abrigado o escritório de atendimento da Cemig, além de várias repartições e o almoxarifado durante o período de 1966 a 1973.

Outra importante obra será realizada na Casa da Cultura Abdala Mameri, que fica na rua Cel. José Ferreira Alves e construída no final da década de 10. O prédio foi cenário da vida policial na cidade e palco do julgamento mais polêmico do século XX, conhecido como o “Caso dos Irmãos Naves”. Também está no projeto a restauração da estação ferroviária Marciano Santos situada em Amanhece, inaugurada em 1913 e que fazia parte da Estrada de Ferro Goiás, sendo a primeira Estação do trecho ferroviário Araguari, MG – Goiás. Além disso, a capela de Florestina também conhecida como Barreirão, também passará por obras. Construída em meados da década de 30 em lugar privilegiado, sobre o ponto mais alto de uma elevação do referido distrito para abrigar a imagem de Nossa Senhora do Rosário. A história completa dos bens tombados da cidade pode ser conhecida por meio da Divisão de Patrimônio Histórico da Faec.

A iniciativa atenderá as obras necessárias à restauração e revitalização de prédios históricos de Araguari

A iniciativa atenderá as obras necessárias à restauração e revitalização de prédios históricos de Araguari

O patrimônio de Araguari tem recebido atenção da Faec, que também instituiu ações para promover o debate sobre a importância histórico-cultural dos bens tombados, inventariados e registrados, a serem realizadas na Semana da Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural, que é comemorada no mês de agosto, em alusão ao dia 17, consagrado como Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A Semana de ações de educação patrimonial foi estabelecida por meio da lei municipal nº 6.232, de 2019. Para isso, a Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural da FAEC, em parceria com o Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Araguari, elaborou a cartilha denominada Bens Tombados – Patrimônio Histórico e Cultural de Araguari, lançada em meados de junho.

O objetivo do projeto de educação patrimonial é demonstrar para a comunidade a riqueza da história de Araguari, além da beleza e imponência dos bens tombados, com o intuito de despertar nos araguarinos o sentimento de valorização, para mantê-los bem cuidados. Neste ano, devido ao isolamento social causado pela Covid-19, exemplares das cartilhas serão entregues às escolas municipais, estaduais e particulares assim que as aulas forem retomadas normalmente.

1 Comentário

  1. Nathan disse:

    Olha, eu estive na Marciano Santos e vi a parte da restauração que estavam fazendo lá e notei que não estão preservando suas características. Vocês podem dar uma olhada?

Deixe seu comentário: