Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Qualidade da água que abastece Araguari é pauta de requerimento apresentado na Câmara

qua, 24 de abril de 2019 05:46

Da Redação

A preocupação com a água que abastece Araguari foi novamente pauta de discussão na Câmara Municipal. Demonstrando preocupação, o vereador Levi Siqueira (MDB) apresentou um requerimento durante sessão ordinária, solicitando à Superintendência de Água e Esgoto (SAE) que apresente esclarecimentos sobre a real situação da água disponibilizada aos araguarinos.

Números revelam que a contaminação da água está aumentando em todo país

Números revelam que a contaminação da água está aumentando em todo país

 

O pedido foi fundamentado em uma publicação do site “apublica.org”, contendo pesquisas relacionadas à questões ambientais, na qual está inserida a água consumida pelo brasileiro. “No site pode ser acompanhada uma matéria que desperta a preocupação também a nossa cidade. Verificamos que Araguari consta nesta relação de cidades, inclusive com produtos agrotóxicos de risco enorme a saúde.”

Na matéria intitulada ‘Coquetel com 27 agrotóxicos foi achado na água de um em cada quatro municípios’, é apresentado um levantamento do Ministério da Saúde, revelando que a água em todo país, está contaminada. Em Araguari, segundo os dados, 27 agrotóxicos foram detectados, sendo que 11 estão associados a doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos. Também foram detectados três agrotóxicos em concentração acima do limite considerado seguro no Brasil e 23 agrotóxicos acima do limite considerado seguro na União Europeia entre 2014 e 2017.

As informações são parte do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que reúne os resultados de testes feitos pelas empresas de abastecimento.

Diante disso, o edil pede que os responsáveis acompanhem a publicação e apresentem à Casa Legislativa, as informações e esclarecimentos pertinentes. “Precisamos saber até que ponto essas informações são verdadeiras, pois, os dados mostram que estamos tomando uma água contaminada por produtos agrotóxicos e isso é muito grave. Assim, peço esclarecimentos e caso tenhamos confirmação, precisamos saber o que pode ser feito para invertermos esta situação.”

Questionado sobre quais medidas estão sendo tomadas, o Ministério da Saúde enviou respostas por e-mail reforçando que “a exposição aos agrotóxicos é considerada grave problema de saúde pública” e listando efeitos nocivos à saúde. A resposta, porém, ressalta que ações de controle e prevenção só podem ser tomadas quando o resultado do teste ultrapassa o máximo permitido em lei. A falta de monitoramento também é um problema grave. Dos 5.570 municípios brasileiros, 2.931 não realizaram testes na sua água no mesmo período.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: