Sábado, 20 de Abril de 2024 Fazer o Login

Presos em Araguari podem se encontrar com familiares através de visita virtual

qua, 26 de agosto de 2020 00:20

Da Redação

No Presídio de Araguari, como em quase 90% das unidades carcerárias mineiras, vem se desenvolvendo o projeto “A Esperança Vem de Casa”, o qual possibilita encontros dos detentos com seus familiares de forma virtual, por meio de chamadas de vídeo, medida considerada de grande relevância como fonte de garantia dos direitos.

Visita virtual oferece tranquilidade à massa carcerária e mais segurança a todos

Visita virtual oferece tranquilidade à massa carcerária e mais segurança a todos

Desde o início da pandemia da Covid-19, estão proibidas as visitas presenciais no estabelecimento prisional de Araguari, seguindo determinação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário (Depen). Na unidade local, são centenas de presos da cidade e de outros locais cumprindo pena e dezenas aguardando julgamento.

Segundo apurado pela reportagem, houve um grande empenho da direção-geral e dos policiais penais em aderir tal medida. Os benefícios são enormes, como a tranquilidade da massa carcerária e mais segurança a todos. Em tempos de pandemia, trata-se de uma ferramenta inovadora, por utilizar dos meios tecnológicos que estão presentes na sociedade para melhorar e humanizar a custódia.

O Sejusp investiu cerca de 2,5 milhões para viabilizar a iniciativa, valor destinado à aquisição de equipamentos como computadores, webcams e modems. Eles podem ser utilizados na visita virtual como na realização de audiências judiciais por videoconferência, conferindo assim um resultado extremamente positivo à ação.

Ainda conforme levantado pela Gazeta do Triângulo, as visitas podem ocorrer em qualquer dia da semana, na parte da manhã ou à tarde. Para isso, quem deseja ter acesso ao benefício aciona o setor de serviço social do presídio, que providencia o contato com a família para saber do interesse e verificar a possibilidade do encontro. A própria família também pode procurar a unidade para manifestar o seu interesse e agendar a visita.

Ainda durante o período de distanciamento social, são permitidas ligações telefônicas e o envio de correspondências. O Depen adiantou que a medida é temporária, mas será mantida em alguns casos específicos, mesmo depois do retorno das visitas presenciais.

** Divulgação Sejusp

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: