Sexta-feira, 19 de Abril de 2024 Fazer o Login

Prefeitura providencia mais 10 leitos de UTI na Santa Casa em meio a aumento de casos de Covid-19

qui, 14 de janeiro de 2021 11:38

Da Redação 

Continuam na Onda Amarela, a de restrições intermediárias do Plano Minas Consciente, as macrorregiões do Triângulo do Norte (da qual Araguari faz parte) e Norte, agora com o Noroeste que regrediu nesta semana. Já na Onda Verde, está apenas a região do Triângulo do Sul. Todas as demais demarcações encontram-se na fase mais restritiva: a Onda Vermelha. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira, 13, através do Comitê Extraordinário Covid-19, do governo do Estado. A classificação vale por uma semana, a contar de sábado, 16.

No estado, foi registrado aumento de 6,5% nos casos confirmados em relação à semana anterior e de 4,4% no número de óbitos nos últimos sete dias.

O cenário pandêmico está cada vez mais alarmante. Agora, há três macrorregiões na Onda Amarela, e dez áreas enquadradas na Onda Vermelha, que impõe as restrições mais severas. Os índices da contaminação em meio à segunda onda continuam em alta após as aglomerações de fim de ano.

Além disso, a microrregião de Araguari deve continuar seguindo a orientação alusiva à Onda Amarela, uma vez que o quadro no município apresenta quantidade crescente de infectados e óbitos causados pela covid-19, inclusive entre pessoas mais jovens.

O governador do estado, Romeu Zema (NOVO), pediu à população para que mantenham os cuidados neste momento em que os índices estão mais alarmantes e que a perspectiva de uma vacina está se aproximando. “Sei que todos já estão cansados de manterem estas restrições, de ficarem isolados, de usar máscara e manter o distanciamento social, mas nós precisamos deste esforço final. A vacina está para chegar a qualquer momento. Muito provavelmente neste final de janeiro ou início de fevereiro o processo de vacinação vai se iniciar. Peço encarecidamente à população que tome as medidas de precaução, porque os hospitais estão hoje com uma ocupação muito maior do que aquela que tivemos no primeiro pico da pandemia. Então todo o cuidado é recomendado”, alertou o governador.

A Fiocruz, que produz a vacina de Oxford, e o Instituto Butantan, responsável pela CoronaVac, já solicitaram à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a autorização emergencial de seus imunizantes. De acordo com o que foi publicado nas redes sociais do jornal O Globo, a agência deve decidir a respeito das solicitações no próximo domingo, 17.

Em Araguari, os dados indicam 5.648 casos positivos para Covid-19, 2.960 em monitoramento, sendo 640 confirmados e 2.320 suspeitos. Há 127 óbitos causados pela doença registrados, e mais dois suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 11 (110%) lotados na Santa Casa de Misericórdia. Ainda, estão ocupados 13 (50%) leitos de enfermaria no Hospital de Campanha, cinco (71%) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), seis (60%) no Hospital São Sebastião e oito (66%) no Hospital Santo Antônio. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta quarta-feira, 13.

LEITOS DE UTI EM ARAGUARI

Conforme foi noticiado pela Gazeta do Triângulo, a situação da pandemia do novo coronavírus em Araguari tem ficado cada dia mais crítica, e a ocupação de leitos de UTI e enfermaria é periclitante.

Diante desse cenário, foi publicado no Correio Oficial desta quarta, 13, dispositivos que providenciam contratação de profissionais da saúde, dentre médicos e enfermeiros, que devem atuar até o meio do ano, bem como a abertura de dez novos leitos de UTI na Santa Casa de Misericórdia. O custo para os cofres do município pode ser superior a meio milhão de reais por mês para a manutenção dos leitos, segundo o procurador geral do município, Leonardo Borelli.

 

FISCALIZAÇÃO

Ainda no Correio Oficial desta quarta, 13, havia um regulamento que atualizava a chamada “Força Tarefa”, que atua na fiscalização de aglomerações pela cidade e no cumprimento das normas sanitárias nos estabelecimentos e locais de acesso ao público.

Todos os esforços serão aumentados e as averiguações serão mais intensas e severas. A medida é uma resposta do Poder Público do município ao aumento assustador de casos de infectados e óbitos registrados causados pela Covid-19, além da alta na ocupação de leitos nos serviços de saúde.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: