Quinta-feira, 28 de Março de 2024 Fazer o Login

Obras de revitalização do Bosque John Kennedy seguem adiantadas

sáb, 10 de outubro de 2020 00:12

Da Redação

Iniciada há alguns meses, as obras de reforma e revitalização continuam a todo vapor, diante dos esforços aplicados pela prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente. Desde o início das atividades, o local foi interditado para que as equipes da construtora responsável pudessem executar os serviços integralmente, garantindo também a segurança dos munícipes ao evitar possíveis acidentes.

Entradas de acesso ao bosque permanecem fechadas.

Entradas de acesso ao bosque permanecem fechadas.

 

Neste momento, acontece a instalação do piso intertravado de concreto, o qual consiste no encaixe de blocos de concreto pré-fabricados em um formato semelhante a um quebra-cabeça. Executado diante de parâmetros de segurança e viabilidade, esta montagem dá forma às diversas passarelas de acesso aos pontos de passeio e descanso do bosque.

O cronograma que segue adiantado também dispõe sobre a construção da Casa Verde, na qual já é possível ver os alicerces instalados e as paredes levantadas. Na oportunidade, o Executivo araguarino destacou que, todas as vias de acesso ao bosque foram fechadas para a população, “pois o canteiro de obras é um local propício para acontecer acidentes e a segurança dos araguarinos é a nossa prioridade”.

Atendendo às necessidades da Secretaria de Meio Ambiente, a empresa definida perante processo licitatório para comandar as obras foi a Constral Construtora Araújo LTDA, que apresentou o valor global de R$ 1.525.000,00. O recurso será dividido em duas fichas de pagamento, sendo uma parte de recurso próprio e o restante proveniente do Fundo de Defesa Ambiental. A verba será utilizada na revitalização total da estrutura, contemplando as passarelas, sala verde, palco e lagos.

Uma data para a conclusão das obras ainda não foi prevista

Uma data para a conclusão das obras ainda não foi prevista

 

Vale ressaltar que, o projeto de revitalização do bosque foi realizado pela empresa vencedora da licitação em março de 2019, a Vortex Engenharia de Projetos. Esta, ficou encarregada de elaborar os projetos arquitetônico, elétrico, hidráulico, estrutural e 3D, apontando o que precisa ser feito no interior e exterior do local.

 

Bosque 

Sendo representado como um dos cartões postais do município, o bosque John Kennedy completou 119 anos em novembro de 2019. A primeira referência sobre ele, data de 3 de novembro de 1899, quando diante a Lei nº 73, o Executivo foi autorizado a ser responsável pela conservação do parque. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Uberlândia revelou que existem no local, em média, 113 espécies de árvores nativas. Antes de ter o nome do famoso presidente americano, o bosque ainda recebeu os nomes de Capão do Mato e, posteriormente, Siqueira Campos.

1 Comentário

  1. anonimo disse:

    De onde veio o dinheiro para a reforma do bosque?

Deixe seu comentário: