Sábado, 20 de Abril de 2024 Fazer o Login

Novas regras do programa Minas Consciente começam a valer em Araguari

sáb, 8 de agosto de 2020 16:50

Da Redação

Com a aprovação no programa estadual Minas Consciente, Araguari foi contemplada pela “onda amarela”. Sendo assim, as atividades comerciais voltaram a funcionar normalmente. Esta era uma das preocupações de empresários e lojistas, visto que no domingo é comemorado o Dia dos Pais, considerada uma das datas mais importantes do calendário comercial. A reportagem verificou ainda que neste sábado, 8, o comércio atenderá em horário normal.

A reportagem verificou que neste sábado, 8, o comercio local funcionará normalmente

A reportagem verificou que neste sábado, 8, o comercio local funcionará normalmente

 

Além de Araguari, as cidades de Araporã, Cascalho Rico, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Nova Ponte, Prata, Tupaciguara e Uberlândia também estão incluídas na macrorregião do Triângulo do Norte, o que garante o funcionamento de bares, lanchonetes, restaurantes e similares, inclusive com o consumo no local. Além disso, também está autorizada a abertura de autoescola e cursos de pilotagem; salão de beleza e atividades de estética; comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo; papelaria, lojas de livros, discos e revistas.
Também estão incluídas as lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem; comércio de itens de cama, mesa e banho; lojas de móveis e lustres; imobiliárias; lojas de departamento e de brinquedos. O prefeito Marcos Coelho comemorou a aprovação, mas pediu a conscientização da população. “Estamos entrando em uma fase muito favorável e aos poucos voltaremos à normalidade. Peço a todos os araguarinos que façam sua parte, para que juntos possamos vencer essa luta que é de todos nós. Juntos somos sempre mais fortes”, ressaltou.
Para garantir o funcionamento, os estabelecimentos devem seguir o novo protocolo sanitário disponível no site www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios. A Secretaria Municipal de Saúde também chama a atenção da população para os protocolos de comportamento quanto à higiene e proteção, como o uso de máscaras e principalmente, o distanciamento e isolamento social, que são práticas necessárias à contenção do avanço da covid-19.

Para fazer o acompanhamento dos indicadores epidemiológicos e da capacidade assistencial de saúde de Araguari, o Comitê Macrorregional ou Comissão Intergestores Bipartite Microrregional irá fazer reuniões com os representantes municipais. Cabe ressaltar que, em Araguari, já são 1.642 casos positivos da covid-19 e 1.040 suspeitas. O boletim municipal aponta ainda para o aumento no número de óbitos na cidade: mais um óbito positivo para covid-19, ocorrido no município de Uberlândia, foi registrado. O paciente residente em Araguari, do sexo masculino, tinha 47 anos. Assim, o município chega a 47 mortes causadas pelas complicações do novo coronavírus e outras cinco estão sendo investigadas. A boa notícia é de que 1.389 pacientes se recuperaram da doença. Quanto à taxa de ocupação de leitos, a pasta municipal informou que o município apresenta 30 internações para doença, sendo 16 em UTI e 14 em enfermaria.

Em contrapartida, o informativo atualizado da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) destaca a notificação de 1.640 diagnósticos da doença, 48 óbitos confirmados e 346 pacientes em acompanhamento. É a primeira vez que o boletim estadual apresenta dados (óbitos) superiores ao boletim municipal, em razão do novo sistema de registro de dados. Desta forma, o óbito informado deve ser acrescentado ao boletim municipal de hoje.

A revisão do plano Minas Consciente, realizada na última semana, reorganizou a divisão em ondas – verde, amarela e vermelha, que mostra qual o momento indicado para a abertura de cada tipo de comércio e de atividade econômica. A onda vermelha é a mais restritiva, a amarela a intermediária e a verde será para os municípios que estiverem em posições mais seguras para a retomada das atividades econômicas.
Em Uberlândia, o prefeito Odelmo Leão informou que o comércio continuaria aberto nos moldes atuais até a adesão definitiva do plano, que ocorreria a partir do dia 10. A cidade já contabiliza 13.360 casos confirmados e 253 mortes, ficando em segundo na lista de municípios com maiores notificações da doença no estado. No primeiro lugar está Belo Horizonte, com 23.494 confirmações da doença e 621 mortes. No total, Minas Gerais tem 147.323 casos confirmados e 3.381 mortes. Além dos casos confirmados e mortes, em Minas as internações por síndrome respiratória aguda grave aumentaram 1.279% nas primeiras 31 semanas deste ano se comparadas com o mesmo período do ano passado.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: