Terça-feira, 16 de Abril de 2024 Fazer o Login

Morre aos 89 anos Fausto Fernandes de Melo, ex-prefeito de Araguari

ter, 23 de abril de 2019 05:44

por Laura Alvarenga

Ocorreu na manhã segunda-feira, 22, o falecimento do ex-prefeito de Araguari, Fausto Fernandes de Melo. Segundo informações, ele estava internado há cerca de uma semana com problemas nos rins e pneumonia, dificultando a recuperação total. O velório teve início na tarde de ontem e o corpo será sepultado hoje às 10h.

Morreu ex-prefeito Fausto Fernandes de Melo

Morreu ex-prefeito Fausto Fernandes de Melo

Nascido em 16 de outubro de 1929, Fausto Fernandes de Melo completaria 90 anos de idade neste ano. Fausto foi prefeito de Araguari durante dois mandatos, o primeiro de 1967 a 1971, e o segundo de 1977 a 1983. Após a primeira eleição como único candidato, Fausto enfrentou maior concorrência a caminho do segundo mandato, disputando com seis candidatos, sendo eles, três do MDB [antigo PMBD] e três do PDS.

Natural de Nova Ponte e casado com Lourdes Vasconcelos Fernandes, o ex-prefeito Fausto Fernandes de Melo, tinha instrução ginasial, científica, contabilidade pelo Colégio Regina Pacis, administração pública nos Estados Unidos na cidade de San Leandro – Califórnia, a convite do Governo Americano.

Entre as experiências profissionais, foi Diretor – Fundador da Ravena Veículos; Diretor da Vasconcelos & Cia Ltda.; presidente do Clube Recreativo Araguarino; diretor do Sindicato Rural de Araguari; diretor da Associação Comercial e Industrial de Araguari; vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia; diretor do Araguari Atlético Clube; presidente do América Futebol Clube; prefeito de Araguari por dois mandatos [1967-1971/1977-1983]; Empresário rural, pecuária de corte e soja; Superintendente de Água e Esgoto na gestão de 1997-2000.

Durante seu primeiro mandato [1967-1971], em 22 de agosto de 1967, Fausto instituiu o ‘Dia da Cidade’, data a ser comemorada anualmente em dia 28 de agosto, considerado como o feriado municipal que hoje é conhecido como aniversário da cidade.

O governo de Fausto Fernandes de Melo teve destaque durante o segundo mandato [1977-1983], com o abastecimento de água e construção de reservatórios que foram capazes de servir novos bairros e pontas de ruas que ainda não usufruíam do benefício. Em 28 de junho de 1968, foi responsável pela criação do D.A.A.E. – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araguari, fundado com o intuito de operar, manter, conservar e explorar diretamente todos os serviços de água e esgoto do município. Em março de 1987, o departamento passou a se chamar D.A.E. – Departamento de Água e Esgoto e, em setembro de 1990, denominou-se SAE – Superintendência de Água e Esgoto, como é conhecida até hoje.

Na área de urbanização foram abertas a avenida do Contorno e os núcleos residenciais Gutierrez, Aeroporto e Santa Helena. A construção de casas populares da Chancia; implementação do Distrito Industrial, onde foi lançada a pedra fundamental na firma ‘Minas Láctea’. Houve também a aquisição do patrimônio da Ferrovia Paulista, hoje transformada na avenida Batalhão Mauá, além da abertura do segmento da avenida Mato Grosso conectando-se à BR-050.

No esporte foram criadas áreas de lazer nas grandes avenidas da cidade, sendo responsável pelo Ginásio Poliesportivo General Mario Brum Negreiros em 1982. No setor educacional o marco ficou na responsabilidade da instalação de uma unidade de estudos supletivos (SESU). Outro destaque no setor educacional do governo de Fausto Fernandes de Melo foi a criação da secretaria de Educação e Cultura, na época, liderada pela secretária Maria Eleonora Scalia, que por seis anos, realizou valorosas mudanças no setor educacional e cultural do município.

Em 1982, Fausto foi eleito o primeiro presidente da AMVAP – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba. Em janeiro de 2018 recebeu uma homenagem do atual prefeito Marcos Coelho de Carvalho, ao assumir a presidência da associação e trazer essa honra para o município novamente após anos.

Durante o discurso de agradecimento após ser eleito para o seu segundo mandato, Fausto Fernandes de Melo reforçou as intenções e propostas a serem realizadas naquele governo. “Aqui estamos para reafirmar aos araguarinos que seremos fieis à palavra empenhada e que nossa administração será conduzida no sentido de conquistas em todos os setores, plantando para as gerações vindouras um marco de civilização, de empreendimento, de integração, um novo surto de progresso que há de se resumir numa aspiração comum.”

3 Comentários

  1. SANDRO BRAS RODRIGUES disse:

    Sr Fausto , grande homem e amigo de grande caráter,vai fazer muita falta, obrigado por ter tido o privilégio de ser seu amigo.Deus o tenha é grande força a família.Sandro de Goiânia.

  2. Rosângela Nunes da Silva disse:

    Sinto muito pelo falecimento do Sr Fausto! só soube agora . foi um grande herói excelente administrador, um esposo e pai exemplar, posso dizer isso com propriedade. morei dentro do lar dessa família durante muitos anos quando ele foi prefeito e reeleito pela segunda vez ! fui babá da pequena filhinha dele na época, Ana Cláudia. aprende muito com essa família! Ana um dia quero ver você . esse é meu contato 9 92 50 2408 .moro em Uberlândia. sou também tia da Indiara Bernardes.

  3. Virmondes Martins Pereira disse:

    Estou fora de Araguari a 48 anos. Na construção da av. Bahia, me lembro dele visitando as obras.

Deixe seu comentário: