Quinta-feira, 28 de Março de 2024 Fazer o Login

Moradores do bairro Aeroporto e adjacentes relatam transtornos causados pela falta de limpeza pública

ter, 21 de janeiro de 2020 05:30

Da Redação

Os serviços de limpeza como a manutenção em canteiros, praças e a capina das vias públicas continuam deixando a desejar em Araguari. A situação vem causando transtornos em vários bairros da cidade, sendo possível notar que em alguns pontos distintos predomina o mato alto e lixo nas ruas. O problema aumenta de proporção nesta época do ano, devido ao período chuvoso.

Moradores dos bairros Aeroporto e Millenium também relatam os transtornos causados pela falta de limpeza

Moradores dos bairros Aeroporto e Millenium também relatam os transtornos causados pela falta de limpeza

“A varrição e a capina não estão ocorrendo como deveria, pois, os canteiros da cidade estão tomados pelo mato. Existem trechos onde o matagal impede a visão das placas de trânsito. É preocupante por conta dos acidentes que podem ocorrer, além disso, também existe o risco de algum animal peçonhento sair do mato e entrar em nossas residências,” afirmou Cátia Aparecida dos Reis, moradora da avenida Theodolino Pereira de Araújo.

Nas redes sociais, araguarinos questionam de quem é a responsabilidade pelo serviço e cobram uma posição tanto do Executivo, quanto do Legislativo. “A prefeitura precisa intensificar essa manutenção durante o período chuvoso, pois, o mato realmente tem prejudicado a população, mas nós também nos perguntamos onde estão os vereadores para fiscalizar? Todos estão de férias e não podem fazer alguma coisa pela cidade? Até quando teremos esse descaso?” ressaltou um internauta.

Moradores dos bairros Aeroporto e Millenium também relatam os transtornos causados pelo referido problema e afirmam que há muito tempo foram deixados de lado pelos representantes e gestores da cidade. “Todos os anos é assim: o terreno do aeroporto Santos Dumont vem trazendo muitos transtornos aos moradores pelo fato de o mato estar alto. Quem tem costume de passar pela Joaquim Barbosa pode ver o descaso que está. Além do mato alto, convivemos com o risco de animais peçonhentos e insetos indesejáveis adentrarem às residências, trazendo perigo para os moradores e também há diversos focos de mosquitos da Dengue,” ponderou Pablo Sousa.

Segundo ele, os moradores pedem que o Executivo faça de três em três meses a limpeza no terreno do Aeroporto e cobram do Legislativo uma posição quanto as invasões que vem acontecendo no local. “Esperamos que o Legislativo e a Justiça façam alguma coisa para que estas pessoas devolvam as áreas, pois, é ilegal e isso tem que ser regularizado.”

Para os moradores próximos, as melhorias no Aeroporto de Araguari seriam de benefício não somente para a cidade, mas iriam trazer ganhos para a logística da região.  Em meados de maio de 2019, foi firmado um acordo entre o Ministério Público Federal (MPF) e o município de Araguari. O Termo de Ajuste de Conduta tem por objetivo trabalhar melhorias a serem feitas no aeroporto Santos Dumont, mas não há novidade quanto à solução dos problemas relatados pelos munícipes.

Sobre a limpeza, a secretaria de Serviços Urbanos informou que está intensificando os trabalhos em várias localidades, como as principais avenidas e praças que tem recebido as equipes da secretaria e das empreiteiras contratadas para prestarem os serviços de capina, remoção de entulho e varrição.  Além disso, a secretaria também tem realizado a fiscalização de proprietários de terrenos. “Pedimos a colaboração de todos em relação à limpeza e para que evitem despejar entulho nas vias; mantenham os terrenos limpos, contribuindo assim para uma cidade melhor no aspecto limpeza”, disse o secretário Candido Costa Arruda.

Na última semana, a secretaria também fez o corte de vários galhos de árvores que estavam obstruindo os semáforos da cidade. Um dos pontos mais prejudicados é sempre relacionada à gameleira, localizada entre as avenidas Santos Dumont e Vereador Geraldo Teodoro Silva. “Estamos atendendo a cidade e os distritos com limpeza, poda dos canteiros das avenidas, podas de árvores e limpeza de bueiros. Quanto às árvores, muitas atrapalham o trânsito e necessitam de intervenção da secretaria para não prejudicar os motoristas”, finalizou.

Apesar do cronograma das ações, o morador que se deparar com alguma demanda pode entrar em contato com a secretaria, pelo telefone 3690-3181.

1 Comentário

  1. Cezar disse:

    Naquele treco onde a prefeitura interditou no canteiro da AV |Minas Gerais, abaixo do bosque, deixou os pedestres sem caminho. Não podem passar pelo canteiro central, mas nas duas laterais, o mato tomou conta, obrigando os mesmos a se arriscarem no estreito espaço da pista com veículos.
    Uma vergonha, não haver um enxada pra capinar aquilo. Depois vão pedir votos ainda, achando que estão fazendo o máximo pela suja e pobre cidade.

Deixe seu comentário: