Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Medidas preventivas e ações realizadas para enfrentamento da covid-19 pautam requerimentos

qua, 17 de junho de 2020 11:42

Da Redação

O cenário epidemiológico municipal e os impactos causados pela covid-19 voltaram a pautar discussões no plenário da Câmara Municipal durante a sessão desta terça-feira, 16. Na oportunidade, os vereadores apresentaram seus requerimentos, abordando vários temas referentes ao funcionamento público.

Na oportunidade, o vereador Levi Siqueira (MDB) fez um novo pedido que recebeu o apoio dos demais edis. De acordo com ele, o legislativo tem o dever de fiscalizar, desta forma, é preciso que sejam verificadas também as decisões tomadas durante o período de pandemia. Assim, ele solicitou à Secretaria de Saúde, que encaminhe à Casa Legislativa os relatórios completos das reuniões que foram realizadas pelo Comitê de Enfrentamento à covid-19. Em sua justificativa, ele ressalta que a medida visa dar transparência aos atos do Comitê, uma vez que “é preciso levar ao conhecimento da população, todas as medidas e cuidados tomados para o enfrentamento da pandemia, evitando por consequência uma sobrecarga do sistema de saúde, como também o cuidado direto ao munícipe”, disse.

 

Vereadores solicitam informações para acompanhamento das ações de enfrentamento à covid-19

Vereadores solicitam informações para acompanhamento das ações de enfrentamento à covid-19

 

Durante sua fala, ele destacou ainda a necessidade de solicitar acesso às informações relacionadas aos planos de contingenciamento para a prestação de serviços dos supermercados do município, bem como, a fiscalização do seguimento. Segundo ressaltou, a intenção do pedido é de que sejam estabelecidas medidas eficazes em conjunto com o Executivo, para garantir a segurança da população, que necessita dos serviços oferecidos pelos estabelecimentos.

Levi Siqueira (MDB) fez um novo pedido que recebeu o apoio dos demais edis

Levi Siqueira (MDB) fez um novo pedido que recebeu o apoio dos demais edis

“Durante o final de semana estive em alguns supermercados, sendo possível ver  aglomerações de pessoas e as dificuldades em se estabelecer um atendimento seguro. A busca por informações não visa o prejuízo aos mercados, mas o auxílio e melhorias, pois, também temos recebido muitas denúncias neste sentido, sendo necessário a fiscalização, para evitar novos casos da doença”, completou.

O período de quarentena e as medidas preventivas contra a covid-19 no município também afetaram a situação financeira dos araguarinos e, nas redes sociais, muitos ressaltam as dificuldades para efetuar o pagamento de impostos. Dentre os mais citados, está o pagamento de contas de água e energia. Sendo assim, o edil voltou a chamar a atenção dos demais para a necessidade de ser feito um estudo técnico e debate quanto à possibilidade de suspensão de cobrança da taxa de iluminação pública, enquanto perdurar o decreto de calamidade.

A proposta foi encaminhada por meio de oficio à pasta competente. Ainda durante a sessão, os vereadores se reuniram para a votação de projetos que entraram na pauta desta semana, sendo informados de que o projeto de lei 054/2020, de autoria do Executivo, havia sido retirado. A matéria estabelecia a obrigatoriedade dos indivíduos que se enquadrarem em possível situação de contaminação relacionada ao novo coronavirus, de realizarem testes para identificação da doença, além de serem submetidos à quarentena. Por sua vez, o Projeto de Lei Complementar 004 incluído na pauta por dispensa de interstício, entretanto, recebeu o pedido de vista de seis dias solicitada pelo vereador Dhiosney de Andrade. A matéria deverá entrar na pauta da próxima semana.

3 Comentários

  1. darciano disse:

    todos terao que conviver com o virus,planos de contigenciamento tem de ter,mas nao para a peste,tudo tem que estar focado nos leitos hospitalares para as pessoas terem o atendimento necessario

  2. Anônimo disse:

    Alguém já viu algum politico falando em diminuir seus salários em prol do povo necessitado, não tem um deles que dizem assim: vamos pegar a metade do nosso salário e comprar comida para o povo que não tem o que comer. Certamente irão querer pedir nos supermercados alimentos para fazer cestas na época da eleição. Caridade com o chapéu dos outros.Comprar votinhos a cinquenta reais. O meu se alguém interessar eu não vendo por menos de Mil Reais. E tem outra é adiantado, não aceito pagar depois, dinheiro em espécime e vou mandar verificar para ver se as notas não são falsas. Eu vou lá é pra anular, caso tenha um bom candidato a prefeito que não seja ligado a deputado, eu posso até pensar em dar um voto. Gente de caráter limpo.

  3. Anônimo disse:

    Não entendi, pois a CEMIG é que recebe a taxa de iluminação e repassa pra prefeitura. Nesse caso não teria que ser tratado com ela para que ela remova esse tributo. Eu penso que a CEMIG não vai abrir mão dessa taxa, se a prefeitura não quiser, ela vai querer ficar com a taxa pra ela. Teria que ser cortado também outro tributo que ela cobra ilegalmente das pessoas o CPMF. O que tem de gente usando a covid 19 pra fazer politica não é brincadeira.

Deixe seu comentário: