Terça-feira, 16 de Abril de 2024 Fazer o Login

Jornada de Educação Inclusiva realizada em Araguari chega a sua 9ª edição

sáb, 10 de agosto de 2019 05:35

Da Redação

Acontece neste sábado, dia 10, em Araguari, um evento voltado à capacitação dos profissionais da rede municipal de ensino. Em sua 9ª edição, a Jornada de Educação Inclusiva– Um Encontro de Saberes, será realizada no Centro Educacional Municipal Mário da Silva Pereira. As atividades são promovidas pela secretaria de Educação, através do Centro Municipal de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Cemape) em parceria com o Núcleo de Apoio à Inclusão (Nai).

O credenciamento de educadores, psicólogos, psicopedagogos será realizado às 7h30. Também é aguardada a presença de autoridades municipais. De acordo com Vera Lúcia Viana, diretora do Nai, a programação deste ano é extensa. Após a abertura, haverá a apresentação cultural do projeto “Dançando com a Vida” às 8h30.

Posteriormente, serão abertas as salas onde haverá 15 palestras em formato de oficinas, sobre temas importantes para que a inclusão aconteça de maneira efetiva no contexto escolar. Entre os principais assuntos está a Sexualidade e Deficiência; o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H); Comunicação não violenta e a saúde emocional da criança.

Durante os debates, também serão analisadas políticas de educação especial à luz da Lei de Inclusão; a Deficiência Visual e suas tecnologias assistivas, termo ainda novo, mas utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover uma vida independente.

A inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência; a educação de surdos e psicologia educacional estarão em pauta. Na ocasião também serão debatidos assuntos relacionados ao desenvolvimento de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Os profissionais poderão ainda participar da palestra motivacional “Eu e o Avesso”. Nesta edição, o evento conta com a participação do Corpo de Bombeiros que irá ministrar técnicas de primeiros socorros com ênfase em engasgos, convulsões e lesões em geral.

A educação inclusiva é uma modalidade de ensino na qual o processo educativo deve ser considerado como um processo social em que todas as pessoas, com deficiência ou não, têm o direito à escolarização. É uma educação voltada para a formação completa e livre de preconceitos que reconhece as diferenças e dá a elas seu devido valor.

Para o secretário de Educação, Werlei Macedo, as atividades da Jornada têm como objetivo promover essa conscientização entre os servidores, além de garantir a formação dos profissionais da educação e áreas afins, para a efetivação do trabalho e respeito à diversidade.

“A Jornada de Educação Inclusiva é uma das mais estruturadas de Minas Gerais e propõe reflexões imprescindíveis aos educadores para o atendimento da diversidade no âmbito educacional, ou seja, quanto às dificuldades e desenvolvimento das potencialidades dos educandos em sala de aula que devem ser respeitadas.”

Além de estar incluída na Constituição Brasileira, a educação inclusiva está prevista no Plano Nacional da Educação e na meta número 4 do plano municipal. Segundo ressaltou, o trabalho realizado na rede municipal não se restringe as crianças e jovens entre 6 a 17 anos de idade, mas também inclui o acolhimento de estudantes da rede estadual de ensino, quando solicitados.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: