Sábado, 20 de Abril de 2024 Fazer o Login

IBGE divulga nova estimativa populacional de Araguari

sex, 28 de agosto de 2020 13:43

Da Redação

Nos últimos três anos o município de Araguari ganhou 1.134 habitantes. Acredite se quiser. É o que informa o resultado das estimativas da População para Estados e Municípios com data de referência em 1º de julho de 2020, divulgadas neste dia 27 de agosto pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

IBGE divulga nova estimativa populacional de Araguari

IBGE divulga nova estimativa populacional de Araguari

Na última estimativa, em 2019, Araguari contava com 117.267 moradores. No ano anterior, eram 116.691. Números sempre contestados pela própria população, mas não pelas autoridades, uma vez que não informação de documentos contestando tais resultados.

No país, com 117.825 habitantes, Araguari está no grupo das 277 cidades com populações entre 100.001 até 500.000 habitantes. Os dados reforçam a percepção de que os municípios pequenos estão perdendo moradores, enquanto os médios crescem – ao mesmo tempo em que as maiores cidades estão estabilizadas em termos de crescimento populacional.

O IBGE divulga as estimativas de população estaduais e municipais desde 1975. A partir de 1992, passou a publicá-las no Diário Oficial da União. As populações municipais são o insumo mais importante utilizado pelo Tribunal de Contas da União – TCU para a distribuição do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal – FPE e do Fundo de Participação dos Municípios – FPM.

De acordo com a nova estimativa populacional, Araguari continua como a quarta maior cidade do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (117.825 habitantes), atrás de Uberlândia (699.097), Uberaba (337.092) e Patos de Minas (153.585).

Na lista das localidades mais habitadas da região ainda estão: Araxá (107.337 habitantes), Ituiutaba (105.255), Patrocínio (91.449), Monte Carmelo (47.931), João Pinheiro (47.726), Prata (28.017), Tupaciguara (25.398) e Ibiá (25.358 moradores).

 

METODOLOGIA

Segundo informado pelo IBGE, o modelo adotado para estimar os contingentes populacionais dos municípios emprega metodologia desenvolvida pelos demógrafos Madeira e Simões (1972), na qual se observa a tendência de crescimento populacional do município, entre dois censos demográficos consecutivos, em relação à tendência de crescimento de uma área geográfica hierarquicamente superior (área maior).

O método de tendência de crescimento demográfico adotado tem como princípio fundamental a subdivisão de uma área maior, cuja estimativa já se conhece, em áreas menores, de tal forma que seja assegurada ao final das estimativas das áreas menores a reprodução da estimativa, previamente conhecida, da área maior através da soma das estimativas das áreas menores.

4 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Esse IBGE não conta os habitantes, apenas faz uma estimativa.

  2. Cezar disse:

    A população não aumentou? Ituiutaba, Araxá, Patrocínio, que estavam bem atrás, agora estão praticamente com a mesma população. É reflexo dos nossos políticos? E Patos de Minas já está distante. KD Shopping? Foi lançado o maior prédio daqui, e a prefeitura do Marcão não aprovou. Aí abandonaram a construção. As placas estão lá até hj na rua quinca Mariano. Esse é reflexo, e o Hotel Bristol não queriam deixar inaugurar…. Tem eleição fim ano

  3. LEONARDO PEREIRA DA SILVA disse:

    A quantidade de habitantes pouco importa, impacta muito mais os dados socioeconômicos da cidade, fiquem atentos a isso!!! Shopping? Prédio alto? Supera essa baixa autoestima!!

  4. Cezar disse:

    Realmente não importa, mas prédio em construção gera empregos principalmente a pessoas mais necessitadas, geram vendas no comércio, industria ou seja a cadeia que propulciona a economia. Shopping também. Mas pessoas que não se importam com isso, deve gastar dinheiro ganho em Araguari nós shoppings e comércio de Uberlândia. População reflete à prosperidade da lugar.

Deixe seu comentário: