Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Hospital de Campanha está disponível para receber pacientes a partir de hoje

ter, 9 de junho de 2020 10:19

 Da Redação

Para verificar as obras, na tarde desta segunda-feira, 8, representantes do Executivo estiveram no local

Para verificar as obras, na tarde desta segunda-feira, 8, representantes do Executivo estiveram no local

Tem início nesta terça-feira, 9, os atendimentos no Hospital de Campanha de Araguari, que funcionará no antigo Hospital Municipal, localizado no bairro Miranda. O local será o centro de referência para tratamento do novo coronavírus no município. Segundo explicou o secretário de Saúde, Guilherme Afonso, a unidade não fará atendimento hospitalar, mas sim, disponibilizará os serviços voltados ao acompanhamento de pacientes diagnosticados com a covid-19, bem como, o acompanhamento de casos suspeitos da doença.

Ao todo, serão disponibilizados 60 leitos que também servirão como apoio para os atendimentos realizados pela Santa Casa de Misericórdia. Mas é importante ressaltar que, neste primeiro momento, será liberada a primeira ala onde serão feitas testagens, incluindo as laboratoriais e se necessário, as internações. Diante disso, parte dos equipamentos para iniciar os atendimentos já estão disponíveis e a expectativa, é de que o restante chegue até o final deste mês.

Primeiros atendimentos no Hospital de Campanha  se iniciam hoje

Primeiros atendimentos no Hospital de Campanha se iniciam hoje

Para verificar as obras nos primeiros leitos, na tarde desta segunda-feira, 8, representantes do Executivo Ainda de acordo com o secretário, as obras no local estão em fase final, restando apenas ajustes e “a ampliação dos demais leitos acontecerá mediante a necessidade e demanda do município. A disponibilização de novos leitos vem de encontro à organização hospitalar e ao enfrentamento da doença na cidade”, ressaltou.

Toda a intervenção tem sido acompanhada pela reportagem desde meados de abril, quando foi assinada a ordem de serviço para início das obras no prédio que, por ser um imóvel antigo precisou passar por uma readequação para ser utilizado. Devido ao tempo que permaneceu fechado, houve danificações em sua estrutura e, diante disso, foi realizada a manutenção nas áreas mais afetadas como o telhado, pintura interna e externa, sobretudo nas partes elétrica e hidráulica.

Para o serviço o investimento é de aproximadamente R$ 885.000,00, proveniente do Fundo Municipal de Saúde e realocação de verba obtida por meio do deputado federal Zé Vitor Aguiar (PL/MG). A utilização do prédio também recebeu apoio dos vereadores que se posicionaram favoráveis. Para eles, o local teria espaço suficiente para tratamento dos pacientes. Assim, o Executivo pretende preparar Araguari caso seja necessário oferecer maior número de leitos, além de desafogar a demanda de pacientes do novo coronavírus de baixa complexidade.

Tal definição se direciona a aqueles indivíduos que devem permanecer internados, mas que dispensam a necessidade de cuidados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Ficará a critério das autoridades locais, a definição de critérios de atendimento neste hospital temporário. Na guerra contra o coronavírus, o Brasil tem erguido hospitais de campanha e ampliado os leitos de UTI. O Governo de Minas, por exemplo, informou que um hospital de campanha no Expominas, em Belo Horizonte já foi entregue e oferecer cerca de 800 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao enfrentamento do novo coronavírus.

A informação, é de que o paciente em estado grave é atendido primeiramente na rede hospitalar pública e, quando estabilizada sua situação, passa a ser atendido no Hospital de Campanha, onde há condições para suporte ao paciente que está numa fase intermediária da doença, mas que ainda possa precisar de uma gasometria e oxigênio. Com esse roteiro, evita-se o afogamento do sistema público de saúde.

  

2 Comentários

  1. Cezar disse:

    Não era esse prédio que estava caindo? Agora não tá mais? Ficou todo esse tempo ocioso quando deveria estar atendendo a população? E querem meu voto?

  2. Anônimo disse:

    Atualmente eu ando mais é anulando meu voto.Mas até que deram um trato e ficou bem apresentável. Se rasgassem as paredes e fizessem uma forte estrutura poderiam construir mais dois andares aí até poderia funcionar como hospital público municipal faziam-se as adaptações necessárias.

Deixe seu comentário: