Quinta-feira, 28 de Março de 2024 Fazer o Login

Hemominas recruta doadores de sangue para normalização dos estoques

qua, 16 de setembro de 2020 11:00

Da redação

Desde o início da pandemia de covid-19, o número de doadores de sangue caiu significativamente em Minas Gerais. Atualmente, os estoques estão, em média, 50% abaixo do ideal. Apenas o tipo sanguíneo AB positivo encontra-se em situação estável. Tendo em vista a atual situação, a Hemominas iniciou campanha para incentivo à doação de sangue, pedindo aos voluntários de todos os tipos sanguíneos que compareçam às suas unidades para ajudar a regularizar os estoques.

Estoques passam por queda prolongada durante a pandemia

Estoques passam por queda prolongada durante a pandemia

 

A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas) é a fundação responsável pela saúde relacionada à hematologia e à hemoterapia em Minas Gerais. Trata-se de Fundação pública, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde, responsável pela execução da Política Nacional do Sangue no Estado de Minas Gerais.

De acordo com a coordenadora do PACE (Posto Avançado de Coleta Externa da Hemominas) de Araguari e responsável pela captação de doadores no município, a psicóloga Fabiana Nascimento, a pandemia contribuiu significativamente para a queda do estoque. “A realidade do novo coronavirus trouxe uma diminuição no fluxo de candidatos à doação, não só pelo receio de algumas pessoas, mas também, pelo fato de termos que atender um número menor de candidatos”, ressaltou.

Em razão da pandemia, algumas medidas foram tomadas para evitar a aglomeração de candidatos para a doação e também cuidar da saúde de quem se propõe a doar sangue, havendo, portanto, uma diminuição nos horários de atendimentos. As coletas de sangue no PACE estão acontecendo somente às quintas-feiras, agora com o agendamento antecipado de horário

De acordo com a coordenadora, os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e que seguem todas as normas de proteção e prevenção, a fim de proporcionar segurança para quem doa e sangue de qualidade para o paciente. Entre os cuidados adotados estão o agendamento do horário para doação, o uso obrigatório de máscaras, a utilização de álcool gel líquido 70% e a reorganização das salas de espera e de coleta de sangue das unidades, garantindo distanciamento mínimo de um metro entre os doadores.

 

O candidato interessado em doar sangue deve entrar em contato pelo telefone 3690-3174, e depois se encaminhar à sede da PACE, que está na Rua José Carrijo, 205, Centro.

 

Quem pode fazer a doação

Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos, estar descansado, alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

– Candidatos à doação de sangue que foram infectados pela covid-19, com diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação);

– Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo coronavírus são considerados inaptos por 14 dias após o último encontro com os que testaram positivo.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: