Sexta-feira, 29 de Março de 2024 Fazer o Login

Heels & Wheels

ter, 27 de janeiro de 2015 00:02

abertura samara

Máquinas e moda! Porque não aliar os dois mundos e proporcionar a você leitor (a), inspiração para o dia-a-dia, além de ficar bem informado sobre os últimos lançamentos automobilísticos, curiosidades e tudo sobre feminices. Semanalmente, vamos trazer tudo que rolou no final de semana e as novidades e tendências do nosso mercado. Quem flagrar alguma novidade e quiser contribuir, ou mesmo fazer alguma crítica ou sugestão nos envie pelo e-mail colunaheelsandwheels@hotmail.com. Para estrear, vamos começar pelas novidades.
.

Salão de Detroit

Ford GT Concept. Foto: Divulgação
Ford GT Concept. Foto: Divulgação

Para os amantes dos carros esportivos, o Salão de Detroit, aberto de 12 a 25 de janeiro, não deixou a desejar. Fabricantes exibiram modelos de linhas agressivas e motores poderosos. O principal destaque foi o Ford GT Concept, com previsão de chegar às ruas em 2016. Trata-se de uma releitura do GT 40, que conquistou o tricampeonato de Le Mans em 1964.

A alemã Porsche, por sua vez, apresentou o 911 Targa 4 GTS, com 430 cv. O modelo marca os 50 anos da versão Targa, que nos anos 70 foi sinônimo de esportividade. A italiana Alfa Romeo que retornou a pouco ao mercado, exibiu o 4C Spyder, conversível de dois lugares equipado com motor com turbo e 240 cavalos de potência.

A exposição trouxe também centenas de modelos antigos. Os participantes podem visitar ainda o Heritage Center onde a General Motors brasileira preserva a memória de modelos clássicos. Aproveitando a ocasião, a montadora confirmou a sua intenção de produzir veículos movidos à eletricidade, como o Volt que recebe novo design e a estreia do Bolt EV Concept, com a proposta de ser um carro prático, para o dia a dia, capaz de circular com desenvoltura nas grandes cidades podendo ser recarregado em tomadas.
.

Homenagem ao ícone da Volkswagen

Fãs comemoram na última terça-feira, 20 de janeiro, o Dia Nacional do Fusca. Os primeiros Volkswagens Sedan – nome oficial, foram fabricados na Alemanha, chegando ao Brasil em 1950. Em São Bernardo do Campo, primeira fábrica foram produzidos mais de 3 milhões de unidades. Pequeno, com motor traseiro e um design totalmente diferente do tradicional (quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs) o carro chamava a atenção. O baixo consumo aliado à resistência mecânica logo começaram a conquistar compradores, tornando o modelo mais popular do país. O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que chega agora ao 27º ano de liderança em vendas no mercado nacional.
.

A tradição renovada: New Beetle

Uma proposta moderna e inovadora, mas com design ainda mais próximo do Fusca, chegou ao Brasil em 2012: a nova versão do Fusca do século 21, que se destaca também pela segurança e eficiência no consumo. O New Beetle conquistou imediatamente um grande número de fãs, alcançando mais de um milhão de unidades vendidas até 2010. Para o departamento de Design do Grupo Volkswagen a nova releitura pretende “Criar um novo original”. O novo modelo foi considerado pela revista Motorshow como “Compra do Ano 2015”, superando concorrentes, o icônico Volkswagen Fusca conquistou a categoria “Cupê e Cabriolet”. A revista destacou entre seus pontos altos o custo das revisões, a ótima relação peso-potência e a longa lista de equipamentos de série, além do baixo consumo de combustível.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

.

Entusiastas celebram o ícone

O Dia do Fusca reuniu milhares de proprietários e entusiastas do modelo em todo o país para celebrar a memória do clássico. Na região não foi diferente, acompanhamos na última sexta-feira, 16, o tradicional encontro realizado pelo Clube STT da cidade de Uberlândia. O evento reúne semanalmente modelos bem conservados ou restaurados, proprietários e colecionadores. Na ocasião, dezenas de “fusqueiros” se reuniram para prestigiar o ícone e manter viva a memória de um dos carros mais carismáticos da história nacional do automóvel e considerado ainda uma paixão mundial. Clubes como STT Uberlândia desempenham um papel fundamental na conservação e proteção dos modelos raros, os donos são afiliados e compartilham informações.

Encontro STT. Foto: Divulgação

Encontro STT. Foto: Divulgação

 

Fusquinha. Foto: Túlio Cerqueira

Fusquinha. Foto: Túlio Cerqueira

.

Samara Arruda, 21 anos, estudante de Direito e jornalista por paixão. Intrometida no mundo na moda, mas o coração bate mais forte ao escutar o ronco de um motor.

2 Comentários

  1. Parabéns Samara Arruda. Pela matéria e pela iniciativa ousada e diferenciada. disse:

    Ótima matéria. Assunto interessante, texto empolgante e conteúdo atrativo.

  2. Eduardo Barbosa de Sousa disse:

    Parabéns pela iniciativa. É sempre bom sabermos das novidades. Gostaria de saber se teremos novidades sobre motos também. Gostaria de deixar uma sugestão de matéria: – Um amigo aqui de Araguari, talvez você o conheça, o Marcel Tonini, fez uma viagem de moto até o Chile, ele deve ter muita coisa pra nos dizer.,.rsrsrsrs…forte abraço!

Deixe seu comentário: