Sexta-feira, 19 de Abril de 2024 Fazer o Login

Gazeta Social: Carlos Augusto Muniz – 86 anos e uma linda história de vida

sex, 20 de novembro de 2020 22:22
O homenageado e seus saudosos pais Leonor Pires Muniz e Augusto Muniz

O homenageado e seus saudosos pais Leonor Pires Muniz e Augusto Muniz

Neste domingo, 22, é comemorado o aniversário do ilustríssimo araguarino Carlos Augusto Muniz, que completa seus gloriosos 86 anos de vida. Carlos nasceu em 1934, em Araguari, onde também foi criado e viveu toda sua infância e adolescência, na Rua Afonso Pena . É filho de Dona Leonor Pires Muniz e Augusto Muniz, este que iniciou como telégrafo na estrada de ferro Goiás (o único e que foi colocado nesta função na estrada de ferro Goiás),  em razão da revolução de trinta, posteriormente foi chefe da estação, além de ter sido proprietário do cinema da cidade à época. Seu Augusto foi muito trabalhador, dedicando-se de 1931 a 1948 na estirada de ferro.

O aniversariante estudou no Colégio Regina Pacis

O aniversariante estudou no Colégio Regina Pacis

Carlos foi batizado na igreja Matriz, ainda em em 1934, pelo padre Eloy Kee. Estudou no Colégio Regina Pacis e Raul Soares, momentos de sua vida que recorda com muito amor e carinho. É grato à importância dos educadores araguarinos em sua vitoriosa jornada, especialmente à Marieta e Cioconda Martins Nogueira.

Formou-se em Engenharia na UFMG, onde ingressou de maneira brilhante, obtendo o primeiro lugar no vestibular da requisitada faculdade. Se tornou 2º. Tenente no CPOR em Belo Horizonte, sendo condecorado com a honarada medalha Correia pelo presidente Juscelino Kubitschek.

Carlos viveu toda sua infância em Araguari

Carlos viveu toda sua infância em Araguari

Uma das obras realizadas pelo araguarino Carlos

Uma das obras realizadas pelo araguarino Carlos

Em 1948, em função da profissão, foi residir na capital mineira, onde vive até hoje com sua família. Mas carrega Araguari no coração, com muito orgulho, com muitas lembranças e uma belíssima história. Tem imensa gratidão por toda base escolar, por tantas pessoas que passaram em sua vida e que foram fundamentais em suas tantas vitórias. De tantas boas memórias ficam as apresentações na praça da estação, os jogos de futebol do colégio Regina Pacis no campo de terra, os jogos de bolinha de gude nas calçadas da cidade, os jogos do Araguari Atlético Clube que assistia com seu pai, as matinês no CineRex, as brincadeiras no pé de abacate, na beneficiária de arroz, no córrego,  as missas do Regina Pacis como coroinha e também com a companhia do colega Andrelino Nogueira.

Carlos Augusto Muniz, em sua trajetória, esteve à

Em 1955, o araguarino recebia a honrada medalha Correia Lima das mãos do presidente Juscelino Kubitschek

Em 1955, o araguarino recebia a honrada medalha Correia Lima das mãos do presidente Juscelino Kubitschek

frente da construção de mais de 100 pontes, várias delas nas proximidades de nossa cidade. O genuíno araguarino, como competente engenheiro, também participou de forma ativa na histórica construção de Brasília.

Passando pelo Túnel do Tempo, revivemos alguns momentos em que esse araguarino, colecionador de tantas realizações e protagonista de uma admirável trajetória, marcou em nossa cidade.

Amanhã, 22, é dia de festa em BH, onde Carlos recebe o carinho da esposa, filhos, netos, demais familiares e amigos, mas com Araguari sempre na cabeça e no coração. Esse amor, gratidão e duradoura lembrança por nossa cidade é que fazem de Calos um eterno araguarino, que deixa saudades e um grande legado.

Augusto Muniz ladeado da família, em Araguari

Augusto Muniz ladeado da família, em Araguari

3 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Meu avô também foi telegrafista só que na Mogiana. Dizem que era de uma inteligência fora do comum. Vivia ganhando prêmios de antigas emissoras de São Paulo por responder perguntas que ninguém dava conta. A minha bisavó era italiana de Veneza e meu bisavô brasileiro de Monte Santo.

  2. Carlos disse:

    Obrigado pela mensagem Sr Antônio. Meu primo nelson ‘ teve um avô que trabalhava na mogiana, mas em cargo de chefe de estação. De familia italiana. A mãe do Nelson, chamava Dona guiomar, filha deste avô que trabalhava na mogiana. O pai do nelson trabalhava na beneficiadora de arroz, na rua afonso pena, . O pai do nelson era irmão da mina mãe. Os avós do nelson moravam pertp da mogiana. Na rua da estaçáz , uma tristeza a demolição em 1979 do patrimonio histôrico da cidadehomensjeaemod obrgadp b .L

  3. carlos augusto muniz disse:

    Após a publicação de ste jornal, que eu Carlos filhopedi para homenagear meu pai. Eu fico eternamente grato, a Sra, Jane Godoy, Sra Leda Pinho, Senhor Lucas e toda a redação, deste jornalComo também muito satisfeito em obter os livros da Sras Maria Aparecida e Jucélia Abadia.- HISTORIA DE ARAGUARI, A FERROVIA, como os Livros da Estrada de
    Ferrro Goias, monografias da UFUS, ( textos : Pça Manoel Bonito, A Eletrecidade, O cinema, A fotografia Geraldo Vieira, a Igreja Matriz BNosso Senhohr Bom Jesus da Cana Verde, a escola regina pacis(hoje IMEPAC_, , O GRUPO ESCOLAR RALULSOARES ,O Bosque jhhon kennedy(an parque municiipal, o aeroporto,.A santa casa de imiseriordia Eu Carlos Eduardo Guimarães Muniz, consegui adquirir, mais informações sobre a origem de avós paternmaternos,k todos de araguari.

Deixe seu comentário: