Sexta-feira, 29 de Março de 2024 Fazer o Login

Executivo revoga decreto que criou Comitê de Enfrentamento à covid-19

sáb, 27 de junho de 2020 09:46

Da Redação

O Executivo dissolveu o Comitê de Trabalho Especial para o enfrentamento ao coronavírus nesta sexta-feira, 26. Diante disso, está revogado o decreto municipal nº. 036. A decisão tomada pelo prefeito Marcos Coelho leva em consideração as determinações do Poder Judiciário, quanto as restrições de prestação de serviços, que nesta semana passaram a ser feitas de acordo com as recomendações do Comitê Extraordinário estadual e o Decreto Estadual nº 47.886, de 2020.

Nesta semana foram colocadas em práticas as deliberações de restrição do Comitê Extraordinário estadual no que se refere às atividades comerciais

Nesta semana foram colocadas em práticas as deliberações de restrição do Comitê Extraordinário estadual no que se refere às atividades comerciais

Em nota a administração municipal informou que a decisão também é em razão do reflexo gerado pelo Comitê, nos diversos segmentos da sociedade, que agora se encontram submetidos a um processo judicial. Diante disso, as novas deliberações estão sendo feitas diretamente “em contato com os órgãos da prefeitura, que também tem buscado organizar a rede hospitalar municipal, ” ponderou Marcos Coelho.

Nesta semana, por exemplo, a gestão municipal se reuniu com representantes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Santa Casa e demais hospitais da cidade, no intuito de definir quais serão os critérios de atendimento e o perfil de paciente para cada unidade. O trabalho conta, ainda, com o apoio de gestores hospitalares e tem sido acompanhado pelo Poder Legislativo, através da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, que pretende analisar o processo relacionado a contratações e organização, para dar mais segurança e agilidade nos procedimentos.

Os dados do boletim epidemiológico foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na manhã desta sexta-feira, apontando 339 casos confirmados em Araguari, além de três mortes.

 O Estado, pela primeira vez, apresentou dados da covid-19 que se aproximam daqueles apresentados pelos municípios do Triângulo Mineiro, mas ainda continuam divergentes dos dados informados pela Secretaria Municipal de Saúde, que atualizou o boletim epidemiológico, apresentando de 397 notificações com diagnóstico positivo.

Há ainda, pelo menos 382 suspeitas da doença, seis óbitos confirmados para a covid-19 e outros quatro seguem em investigação. Por conta desse aumento rápido de pacientes na cidade, a pasta municipal juntamente com o Conselho Municipal de Saúde publicou no correio oficial do município, um edital comunicando a realização de credenciamento para a locação de trinta leitos de internação de clínica médica em hospitais privados de Araguari. O credenciamento tem validade de até seis meses em caráter emergencial, em razão da pandemia. “A ação tem como objetivo o atendimento dos pacientes do SUS. Estamos empenhados em oferecer estrutura de qualidade para atender a demanda”, disse Marcos Coelho.

Enquanto isso, a doença já atinge 674 municípios mineiros, cerca de 79% dos aqui existentes. Uberlândia passou a apresentar notificações superiores à da capital mineira, subindo para 5.754 casos confirmados nesta sexta-feira, enquanto são 4.868 em Belo Horizonte. A Secretaria de Estado de Saúde mostra ainda que o estado tem 38.891 casos de covid-19 contabilizados até esta nesta sexta-feira.

O relatório também indica um aumento de 797% no número de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Minas Gerais. Cerca de 20 mil mineiros precisaram ser internados após apresentarem sintomas respiratórios, febre, baixa saturação ou tosse – o número é praticamente dez vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

1 Comentário

  1. ALAERCIO FLORIANO BENA disse:

    Uma prefeitura pode ser contra o decreto presidencial sobre serviços essenciais so porque este firma também comercialize brinques, em alimento ele vende ” arroz, feijao óleos, azeites, vinagres etc.

Deixe seu comentário: