Sexta-feira, 29 de Março de 2024 Fazer o Login

Executivo altera decreto e proíbe realização de eventos e reuniões festivas

qui, 27 de agosto de 2020 11:37

 Da Redação

Nos últimos dias, a possibilidade de haver a liberação de eventos na cidade, conforme previsto pelo decreto nº. 143, de 21 de agosto, chamou a atenção dos araguarinos. O entendimento era de que a permissão poderia ser estendida a salões de festas, boates, shows e apresentações artísticas. Para esclarecer estas dúvidas, a administração municipal publicou nesta quarta-feira, 26, o decreto nº. 144, contendo novas orientações.

A fiscalização continua para verificar se os responsáveis estão obedecendo ao protocolo do Minas Consciente

A fiscalização continua para verificar se os responsáveis estão obedecendo ao protocolo do Minas Consciente

 

Em entrevista, o secretário de Fazenda Ailton Donizete explicou que somente eventos e reuniões consideradas não festivas estão permitidas. “Tais eventos e reuniões não devem ser confundidos com festas de aniversário ou casamento em salões de festa ou boates. Seria por exemplo uma convenção de profissionais, política ou mesmo reunião de fiéis, trabalhadores ou de administradores em geral. Festivo seria o que se destina a comemorações”, explicou.

Mesmo assim, qualquer realização neste sentido será necessária cumprir as regras estabelecidas pelo Minas Consciente, como o distanciamento mínimo de dois metros, devendo atingir a marca de quatro metros quadrados por pessoa, bem como, as medidas de prevenção: limpeza e higienização, proteção e uso de máscaras e a medição de temperatura corporal de todas as pessoas que ingressarem no local do evento.

Além disso, os responsáveis devem observar em qual onda – vermelha ou amarela, está enquadrado. Segundo o secretário, para verificar o cumprimento desta deliberação, as fiscalizações continuam sendo realizadas na cidade. “Continuamos fiscalizando tudo, inclusive esses eventos, por isso é importante que os responsáveis obedeçam ao protocolo do Minas Consciente. Pedimos a conscientização da comunidade araguarina, pois, ainda não é o momento das pessoas promoverem esse tipo de evento nem que seja dentro do limite tolerado”, ponderou.

A medida tem como objetivo evitar a aglomeração de pessoas e manter o distanciamento social, visando evitar novas contaminações da covid-19. A doença já fez 61 vítimas em Araguari.

Segundo a Secretaria de Saúde, um novo óbito foi registrado: o paciente de 73 anos era residente em Araguari e estava hospitalizado em Uberlândia.

A pasta informa que  2.201 pessoas tiveram diagnóstico positivos para a doença desde o início da pandemia. O boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, 26, ressalta ainda que 997 suspeitas seguem em acompanhamento. O número de internações continua alto na cidade, totalizando 34 pessoas, sendo 18 em leitos de UTI e 16 em enfermaria.

A boa notícia é que pelo menos 1702 pacientes se recuperaram da covid-19. Mas, por sua vez, o informativo da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) continua apresentando divergências nos dados e aponta para 2.160 casos da covid-19 confirmados e 517 pessoas em acompanhamento, devido aos sintomas considerados suspeitos para a doença.

O levantamento mostra ainda que 201.973 mineiros já foram infectados com a covid-19, dos quais 4.948 não resistiram e morreram. Foram 3.237 casos confirmados e 101 óbitos a mais, registrados nas últimas 24 horas. Dentre os pacientes, 31.484 seguem em acompanhamento, seja internado ou em isolamento domiciliar, e 165.541 mineiros são considerados “recuperados” da doença, ou seja, são pessoas que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de dez dias e estão há 72 horas assintomáticos e sem intercorrências.

O município do estado com mais casos e mortes de Covid-19 é a capital, Belo Horizonte, com 31.840 infectados. Uberlândia aparece em segundo lugar na listagem com 18.449 casos positivos, se destacando na região do Triângulo Mineiro como a cidade que possui maior número de casos e óbitos pela covid-19.  Na cidade, 100% dos leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 do sistema público municipal estão ocupados. Ainda segundo o informe municipal, 97% das UTIs totais também estão ocupadas.

 

Municípios mineiros com mais mortes confirmadas por covid-19:

Belo Horizonte: 891

Uberlândia: 354

Contagem: 264

Governador Valadares: 190

Betim: 159

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Um chá de fraldas matou uma professora que estava isolada em sua casa em Anápolis devido a gravidez de risco. Colegas de escola se reuniram para fazer o evento e não sabiam que uma delas estava contaminada e aí contaminou a grávida. Quando pensam que a pessoa está melhorando o vírus parece sofrer uma mutação e a pessoa morre. A bebê Helena salvou, mas é muito triste perder a mãe para sempre por desobediência de pessoas irresponsáveis.

Deixe seu comentário: