Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Exames de direção veicular são retomados em Araguari, mas continuam no mesmo local

qui, 27 de agosto de 2020 11:39

Da Redação

 Os exames práticos de direção veicular e de legislação para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) voltaram a ser realizados em Araguari. Durante o período da pandemia da Covid-19, os trabalhos foram suspensos em março e chegaram a ser reiniciados na primeira quinzena de junho, porém, houve nova paralisação em razão do crescimento de casos da doença no estado.

Exames de direção veicular são retomados em Araguari, mas continuam no mesmo local.

Exames de direção veicular são retomados em Araguari, mas continuam no mesmo local.

 

A reportagem acompanhou os exames de direção veicular na manhã desta quarta-feira, 26, e notou que o ritmo ainda era lento e muitos candidatos se encontravam apreensivos com a demora para o retorno das provas, até pela urgência em obter a CNH. Mesmo assim, vários acabaram voltando para a casa sem o resultado esperado.

Os exames continuam ocorrendo na praça do Rosário e imediações. A intenção era transferir os mesmos para a rua Coronel José Ferreira, também na região central da cidade, no entanto, em função da pandemia o Detran achou melhor aguardar mais um pouco, visto que foi permitido o retorno dos trabalhos, porém, a qualquer momento pode parar novamente.

De acordo com o delegado Wilton José Fernandes, titular da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), a alteração do lugar de provas de direção veicular (categorias B, C, D e E) se faz necessária, uma vez que aumentou o número de examinadores, após a realização de um concurso, e o Detran e a Polícia Civil decidiram contar com todos eles para agilizar os trabalhos.

“Podemos fazer quatro exames de baliza simultaneamente, por exemplo, nesse novo local, por disponibilizar de um espaço maior. Assim, ganhamos mais tempo. Na praça do Rosário, o máximo que dá para fazer são duas balizas ao mesmo tempo”, destacou o delegado.

As provas de legislação são realizadas no Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac), numa parceria da instituição com a Polícia Civil em Araguari.

 

PROTOCOLOS DETRAN

No caso dos exames práticos de direção veicular (categorias B, C, D e E), os candidatos, bem como os membros e auxiliares da Comissão Examinadora, deverão utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sobretudo máscaras, durante todo o exame, além da higienização das mãos antes de iniciarem os trabalhos.

Conforme os protocolos, deve ser observado o intervalo entre os horários de exames, com tempo suficiente para evitar aglomeração e para que haja a higienização minuciosa e apropriada dos veículos, em todas as partes de contato; o atendimento em horário diferenciado aos candidatos pertencentes ao grupo de risco; os membros e auxiliares da Comissão Examinadora deverão ser orientados a fazer busca ativa de candidatos com sintomas respiratórios e gripais, sendo que, em caso positivo, o exame deverá ser remarcado, sem prejuízo para os candidatos, no prazo de, no mínimo, 15 dias.

Ainda de acordo com os protocolos enviados pelo Detran, no caso das motocicletas (categorias A e ACC), deve ser procedida a higienização das motopistas, maçanetas, torneiras, corrimãos, balcões, mesas, cadeiras e de todas as superfícies metálicas, com álcool 70%, antes do início dos exames, além do uso obrigatório de máscaras e o limite de 12 candidatos simultaneamente na área total das motopistas, incluindo os quatro que estiverem no percurso.

Está proibida a entrada nestes locais de acompanhantes e instrutores, bem como a permanência de candidatos que tenham realizados seus exames.

Nas motopistas os veículos também deverão passar pelo processo minucioso de higienização, a cada troca de candidato; e os candidatos devem levar seu próprio capacete.

As aulas e exames teóricos de legislação e os exames de prática de direção veicular foram suspensos na segunda quinzena de março, logo no início da pandemia da Covid-19, em consonância com as orientações do Governo do Estado, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: