Sexta-feira, 29 de Março de 2024 Fazer o Login

Escolas e empresas araguarinas recebem palestras sobre educação no trânsito

sáb, 30 de novembro de 2013 00:07
Motoristas são orientados nas ruas do município. Foto: Divulgação

Motoristas são orientados nas ruas do município. Foto: Divulgação

P.J. GODOY – Por uma mobilidade mais humana. Essa é a premissa que insere um projeto da secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans) em diversas escolas e empresas. Durante todo o ano, iniciativas de caráter preventivo são evidenciadas a fim de levar a educação para as ruas do município.

Além de palestras e dinâmicas, as ações ultrapassam as dependências das entidades, com orientações para os condutores no tráfego. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, a coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito da Settrans, Jaqueline Mendes, enalteceu o apoio dos órgãos de segurança local.

“Realizamos a iniciativa com foco educativo, abordando a prevenção e a conscientização. É importante destacar o apoio do 8º Pelotão de Corpo de Bombeiros nas orientações e o 53º Batalhão de Polícia Militar, por meio da Patran (Patrulha de Trânsito), atuando com blitz repressivas”, disse.

Ainda assim, o trabalho da PM não se restringe ao cunho punitivo, com ações de conscientização conduzidas pelo cabo Soneir Mendes Dutra. Para Jaqueline Mendes, o projeto nas escolas soma resultados positivos, sobretudo, pela grande participação dos alunos.

“Conseguimos um saldo positivo principalmente no trabalho realizado nas escolas, pois sabemos que por meio dos jovens poderemos ter um alcance ainda maior. Esperamos que os alunos sejam multiplicadores, levando o aprendizado para suas famílias. Após os ensinos teóricos, promovemos práticas com os participantes, que atuam como agentes de trânsito mirim durante as fiscalizações”, declarou.

Enquanto as instituições de ensino recebem conceitos de educação, nas empresas a prioridade é a direção defensiva. Aqueles que estiverem interessados em contar com a iniciativa, basta enviar ofício para a Settrans ou entrar em contato pelo telefone 3690-3278.

POETIZANDO O TRÂNSITO

No próximo mês, a Settrans consolida o concurso “Poetizando o Trânsito”, que reúne alunos de diversas escolas do município. Durante o certame, os participantes criam obras com lições de conscientização. Os autores dos melhores textos serão agraciados com prêmios e certificados de agente de trânsito mirim. A data do evento ainda não foi definida.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: