Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Equipes de segurança alertam população quanto a possível tempestade no município

sáb, 25 de janeiro de 2020 05:31

Da Redação

Uma coletiva de imprensa convocada em situação de urgência aconteceu na manhã desta sexta-feira, 24. Na ocasião estiveram presentes alguns representantes do 53º Batalhão da Polícia Militar de Araguari, 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e secretaria de Serviços Urbanos.

A reunião teve por objetivo dar o posicionamento do município perante o alerta de tempestade severa em algumas localidades do Estado para esta sexta-feira. Conforme informações do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) seriam temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial.

Autoridades pedem a todos para que evitem permanecer nas ruas em caso de chuvas fortes

Autoridades pedem a todos para que evitem permanecer nas ruas em caso de chuvas fortes

 

A informação é de que seriam produzidos volumes de chuva significativos, entre 100 mm a 200 mm.  As cidades que poderiam ser atingidas são: Belo Horizonte e Região Metropolitana, Frutal, Ituiutaba, Uberlândia, Patrocínio, Uberaba, Araxá, Passos, Piumhi, São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Alfenas, Campo Belo, Varginha, São Lourenço, Lavras, Andrelândia, Juiz de Fora, São João Del Rei, Oliveira, Formiga, Divinópolis, Bom Despacho, Patos de Minas, Paracatu, Três Marias, Pará de Minas, Itaguara, Conselheiro Lafaiete, Barbacena, Cataguases, Ubá, Viçosa, Muriaé, Ouro Preto, Ponte Nova, Manhuaçu, Itabira, Sete Lagoas, Curvelo, Pirapora, Unaí, Januária, Montes Claros, Bocaiúva, Grão Mogol, Janaúba, Salinas, Pedra Azul, Almenara, Araçuaí, Nanuque, Teófilo Otoni, Peçanha, Governador Valadares, Conceição do Mato Dentro, Ipatinga, Caratinga e Aimorés.

Mesmo Araguari não fazendo parte da lista de cidades ameaçadas, as equipes de segurança do município se viram na responsabilidade de promover ações pertinentes ao caso. Como foi dito pelo tenente Flávio, da Polícia Militar, a questão da cidade é referente à prevenção, tendo a relação dos possíveis pontos de alagamentos detectados e situações críticas que podem ocorrer. O que pode acontecer são alguns pontos de alagamentos, quedas de árvores entre outros casos semelhantes. “Os órgãos estão preparados para atuar de forma preventiva caso ocorra alguma situação”.

O coordenador da Defesa Civil em Araguari, Mauro Rodrigues, disse que a cidade vive um momento crítico com a temporada de chuvas e que, o departamento vem trabalhando na elaboração e atualização do plano de contingência desde o ano passado. “Nesse plano de contingência nós conseguimos mapear todos os pontos mais vulneráveis do município. Claro que, com a quantidade grande de chuva temos alguns pontos que merecem ser monitorados e estamos fazendo isso há algum tempo”.

Na oportunidade, ele ainda se posicionou quanto a ruptura que se formou no canteiro central da avenida Minas Gerais, devido a problemas no sistema de drenagem. Mauro Rodrigues afirmou que o ponto está sendo monitorado e as demandas que chegam através do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar possibilitam o trabalho em conjunto das equipes para atender a população da melhor maneira possível.

“Pedimos a todos para que não se aproximem, porque aquela é uma área vulnerável. Nesse mês choveu mais de 300 mm e, se o volume aumentar, pode acontecer um transtorno maior na avenida.”

A respeito das precauções, o tenente Ésio, do Corpo de Bombeiros, ressaltou a importância de a população manter a calma em situações como essa. Ele ainda pediu para que as pessoas evitem se movimentar especialmente em momentos de pico da chuva. Simples ações como não atravessar em ruas alagadas, não tentar enfrentar enxurradas ou resgatar algum bem, são pontos importantes, tendo em vista a possibilidade de ruptura de um bueiro ou camada de asfalto.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: