Quinta-feira, 28 de Março de 2024 Fazer o Login

ENTREVISTA: ANA LÚCIA

sex, 27 de novembro de 2020 10:09
Ana Lúcia, vereadora reeleita em Araguari

Ana Lúcia, vereadora reeleita em Araguari

1-                  Antes de mais nada, quem é a Ana Lúcia enquanto pessoa? Conte-nos um pouco sobre você, sobre sua vida pessoal, antes de ser representante do povo.

 

Minha família é paulista, porém foram para o Paraná, e lá eu nasci. Sempre muito ligada à família. Nós somos onze irmãos, no total.  Vim pra Araguari em 1985, onde casei três anos depois. Estudei na Escola de Comércio e Professor Antônio Marques, porém acabei não realizando curso superior em razão da dedicação para com a minha família. Sou mãe de dois filhos, que tanto amo, e hoje tenho a grande satisfação de também ser avó. Desde que me mudei pra cá, sou moradora do Bairro Amorim, onde quase todo mundo me conhece, onde tenho uma intimidade tão grande a ponto de bater na porta, conversar e tomar um café com a maioria dos moradores. Desde muito nova trabalhei com meu pai, no café. Meu esposo é marceneiro, e muito comunicativo e social, também sempre sendo uma base fortíssima para minha vida pública e meus trabalhos sociais.

 

2-                  Em qual momento você decidiu disputar as eleições para vereador em Araguari? Qual foi o sentimento e, os motivos que te levaram a tomar essa decisão e, agora eleita novamente, quais suas pretensões e pautas que defenderá dentro da Câmara Municipal?

 

Meu pai sempre me exaltou como uma pessoa muito querida por todos que me conhecem. Por vontade própria, desde jovem, realizava ações sociais. Além disso, eu trabalhava no comércio, lidando com pessoas e sempre gostei e me dei bem com isso. Até que um dia recebi um convite do ex-vereador Rogerinho, para trabalhar na campanha dele. Fui assessora por dois mandatos. Posteriormente, em razão das dificuldades de candidatas mulheres para comporem os partidos, me incentivaram neste projeto. Na primeira vez tive 1115 votos, mas não fui eleita. Depois fui para o Posto de Saúde, sempre em contato com a população, sempre procurando ajudar todos. No segundo pleito, fui eleita com 1335 votos. Vou continuar realizando meu trabalho de atender a população. Eu e minha assessoria fazemos um trabalho de campo, na rua, que investiga os problemas da sociedade. Nunca fiquei parada em gabinete. Procuro ter contato direto com o araguarino, vendo cada situação de perto.

 

3-                  Nas eleições de 2020, os eleitores deram um claro sinal de vontade de renovação, com apenas seis vereadores reeleitos. E mesmo com essa forte tendência de mudança, você conseguiu se manter, e conquistar novamente a vaga na cadeira da Câmara Municipal. A que razão principal você atribui a nova conquista?

Foi em razão do trabalho. A Ana Lúcia é uma vereadora que não fica parada no gabinete, que se dedica totalmente à missão. Estamos lado a lado com a população. Por dois anos seguidos (2018 e 2019), conquistei a medalha Inconfidência (Prêmio Juscelino Kubitschek) como a vereadora mais atuante na cidade. Trata-se de um prêmio realizado pelo Governo de  Minas, em uma pesquisa idônea.  Então, a causa foi o meu trabalho e muita dedicação à nossa cidade, que foi reconhecida pela população.

 

4-                  A Câmara Municipal terá mandato inédito com quatro vereadoras eleitas. Como você avalia o empoderamento feminino e a atual inserção de mulheres na política?

 

Nunca senti o fato de ser a única mulher na Câmara, sempre me senti à vontade, pois eu represento todas as classes. Mas com certeza essa inserção da mulher, com mais sensibilidade e tantos atributos femininos irá somar de forma significativa no Legislativo araguarino. Estou muito feliz com essa novidade, e tenho certeza que somará de forma expressiva para a nossa cidade.

 

5-                  Em 2012, você já havia disputado o pleito para vereador em Araguari e não obteve êxito, mesmo com número expressivo de votos. Como você lidou com isso, e, como buscou forças e apoio para tentar novamente? Em 2020, em razão dos prêmios recebidos e da popularidade, era tida nos bastidores como uma das favoritas. Como você interpreta as duas situações?

 

Fiquei triste em não conseguir o êxito em 2012, mas a minha vontade em contribuir para nossa cidade sempre falou mais alto. No dia seguinte já sabia que estaria mais forte ainda para a próxima. Segui trabalhando, ao lado do povo, e consegui ser eleita em 2016.

Agora, nesse último, eu não senti tranquilidade hora nenhuma, sabia das dificuldades e a sensação é diferente. Na primeira, você representa uma expectativa, na reeleição representa um reconhecimento da população. Eu fiquei extremamente feliz em ter esse reconhecimento. Ver que meu esforço e dedicação são acolhidos por nossa cidade.

 

6-                  Gostaria de deixar aqui uma mensagem para a população da cidade de Araguari?

 

Agradeço primeiramente a Deus, a todos colaboradores, meus familiares, e à população araguarina pelo reconhecimento do nosso trabalho. Quero garantir que vamos nos unir para construir mais quatro anos em favor do respeito, da dignidade, da plena cidadania e da prática da justiça social.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: