Quinta-feira, 28 de Março de 2024 Fazer o Login

E.E. Eleonora Pierucetti celebra 53 anos com atividades de prevenção ao uso de drogas

ter, 18 de abril de 2017 05:38

Com Assessoria

A E.E. Eleonora Pierucetti, tradicional instituição de ensino de Araguari, celebrou no dia 06 de abril seu 53º aniversário. Como parte das suas comemorações, ofereceu aos alunos de 1º ao 5º ano uma semana de intensas atividades de prevenção ao uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas.

E.E. Eleonora Pierucetti celebra 53 anos com atividades de prevenção  ao uso de drogas

E.E. Eleonora Pierucetti celebra 53 anos com atividades de prevenção ao uso de drogas

 

A convite da Diretora Leide Helena Pereira Rios, a Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, por meio do Departamento de Prevenção, esteve presente na Escola nos dias 04, 05,06 e 07 de abril, no turno vespertino, com o “Projeto Caravana Viva Livre”.

Embora o tema ‘Prevenção ao uso de drogas’ possa muitas vezes parecer pesado e precoce para se trabalhar com crianças de 05 a 09 anos, as pesquisas mais atuais e respeitáveis nos mostram que, infelizmente, a dependência química atinge cada vez mais cedo a população”, destacou Leide Helena.

De acordo com o Presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas – CONEAD, Dr. Aloísio Andrade, no estado de Minas Gerais 17% dos dependentes químicos estão na faixa etária de 05 a 11 anos.

Sendo assim, “é inegável que a escola seja um espaço privilegiado para o tratamento do assunto, pois o discernimento no uso de drogas está diretamente relacionado à formação e às vivências afetivas e sociais de crianças e jovens, inclusive no âmbito escolar” (Brasil, 1998, p271).

O “Projeto Caravana Viva Livre” trabalha a prevenção primária com o objetivo de evitar ou retardar o uso de drogas através de palestras, oficinas lúdico-pedagógicas, atividades esportivas e culturais.

Na E.E. Eleonora Pierucetti, o trabalho de prevenção foi oferecido com o Papo Legal, Pintura facial e parcerias com a Secretaria de Esportes e Juventude. Por meio das atividades que propiciam a valorização do esporte desenvolvidas pelo Educador Físico José Maurício, pelas oficinas de dança oferecidas pela CUFA e pelo trabalho com o Grupo de Capoeira Nova Era, desenvolvemos essa importante ação”, destacou o Secretário de Políticas Sobre Drogas, Ailton Oliveira de Souza.

1 Comentário

  1. Jeová de Ávila Lemos disse:

    Boas lembranças desta saudosa escola que me educou da 1ª a 4ª série, recordo dos momentos marcantes de minha infância querida, que foram vividos com bastante intensidade, onde apesar da pobreza e humildade foram bastante alegres e felizes e hoje tornaram-se inesquecíveis e ficarão guardados eternamente em minha vida. As brincadeiras inocentes com colecionamento de figurinhas,onde envolviam troca das repetidas e disputas empregando o famoso jogo de “bafinha”. O jogo de futebol, bem coletivo, eram uns 30 contra 30 na hora do recreio, envolvia técnica,velocidade e a disputa pela bola era acirrada(chutes,pontapés e empurrões),mas dentro dos limites. Os piques ao alto e esconde e esconde, as corridas rasas de 100 a 400 m e até mesmo as peraltices de pular e andar sobre o muro da escola, entre outras.
    A estrutura lateral da escola era bastante peculiar( toda de folha metálica),porém espessa e bem resistente. Sua entrada era pela rua Pedro Amorim, hoje rua Coromandel,ainda de calçamento de pedras
    Estudei lá de 1973 a 1976 e o ensino era somente o primário, a diretora na ocasião era dona Maria Helena Alves Naves e tive as seguintes professoras: 1ª série dona Zaire, 2ª série dona Maria Carneiro, 3ª série dona Jacira e 4ª série dona Maria Ângela Alves de Souza.
    Todas com muita didática,agindo com muito tato, bastante carinho, paciência e compreensão me ensinaram a dar os meus primeiros passos no ensino que foram fundamentais para minha formação moral, intelectual e profissional.
    A escola em nome da grande Diretora e todas vocês professoras,meu muito obrigado por tudo e espero vê-las ainda com saúde, se possível na querida cidade de Araguari, onde passarei a ter contato mais frequente.
    Finalizando, se alguém souber do destino de alguma delas, favor podem me informarem via whtsapp para 061 986636311 ou ligando para 062 994249661

Deixe seu comentário: