Quinta-feira, 28 de Março de 2024 Fazer o Login

Doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti crescem em toda região

sex, 22 de maio de 2020 08:57

Da Redação

- As doenças como dengue, zika e chikungunya também merecem a atenção redobrada da população

– As doenças como dengue, zika e chikungunya também merecem a atenção redobrada da população

Não é só a pandemia causada pela covid-19 que está preocupando os órgãos de saúde pública de Minas Gerais. O Estado também chama atenção da população para os cuidados básicos que podem evitar a proliferação de doenças que são causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, zika e febre chikungunya. Segundo dados atualizados da Secretaria Estadual da Saúde (SES-MG), divulgados na última segunda-feira, 18, Minas Gerais registrou até o momento 68.750 casos prováveis (suspeitos e confirmados) de dengue.

Em 2020, também foram registrados seis óbitos confirmados nos municípios de Alfenas, Medina, Guaxupé, Itinga, Carneirinho e Raposos e outros 34 óbitos permanecem em investigação. Em relação à Febre Chikungunya, foram registrados 1.385 casos prováveis da doença e um óbito suspeito. Em relação à Zika, o levantamento mostra que em 2020 foram registrados 317 casos prováveis, sendo 32 em gestantes.

Mesmo que a situação pareça controlada, os araguarinos também precisam estar atentos, pois, na cidade foram notificados 101 casos prováveis de dengue, sendo que 10 foram notificados na primeira quinzena deste mês. O boletim epidemiológico estadual ainda aponta cinco suspeitas de vítimas contaminadas pela febre chikungunya na cidade e, até o fechamento desta edição, não haviam sido contabilizados casos relacionados a zika.

A incidência destas enfermidades ainda é considerada baixa no município, mas o responsável pelo Departamento de Zoonoses no município, Guilherme Carvalho, pede a colaboração da população que pode auxiliar quanto as medidas preventivas à proliferação destas doenças. Durante esta semana, a reportagem também verificou que está sendo realizado o trabalho das visitas domiciliares em vários bairros da cidade. A iniciativa faz parte das ações rotineiras, mas que estavam sendo realizadas de forma parcial devido à pandemia causada pela covid-19.

O departamento informou ainda que, assim que possível, também pretende retornar com outras atividades específicas, como por exemplo a realização dos mutirões de limpeza na cidade. A situação é diferente e preocupante em algumas cidades da região do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. O informe mostra que Uberaba, por exemplo, já ultrapassou dois mil casos prováveis de dengue em 2020 e totaliza 2.204 registros. Tendo incidência muito alta, o referido município continua sendo a cidade do Triângulo Mineiro com o maior número de casos da doença.

Em seguida está Uberlândia com 1.234 registros. São 36 casos novos em relação ao último boletim, quando o município registrou 1.198 ocorrências. A incidência da doença na cidade é média. O levantamento mostra que Ituiutaba ocupa a terceira posição no ranking, com 1.016 registros prováveis. São 35 casos a mais em relação ao último boletim, quando o município registrou 981 ocorrências. Patos de Minas está em quarto lugar no ranking, a cidade tem 650 registros, sendo 74 casos a mais em relação a última publicação, quando o município teve 576 ocorrências.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: