Sexta-feira, 19 de Abril de 2024 Fazer o Login

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

qui, 25 de setembro de 2014 01:07
ADEFA propõe debate sobre o assunto

DA REDAÇÃO – No último domingo, 21 de setembro, o país comemorou o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A mobilização representa as reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A iniciativa foi determinada durante um Encontro Nacional com a presença de diversas entidades, em 1982.

No município, a data foi lembrada pela Associação dos Deficientes Físicos de Araguari. Além de prestar um agradecimento extensivo a todas as entidades engajadas nessa luta, o presidente Vicente Gonçalves Chaves relembra a luta, as conquistas e as discussões a cerca da legislação brasileira que trata dos direitos da pessoa com deficiência.

“Ao longo da história, muitas foram as conquistas, contudo, muitos são os debates, pois, apesar da nossa Constituição Federal ser uma das mais avançadas do mundo, encontramos muitas dificuldades para a efetivação destes direitos básicos do cidadão com deficiência. Aí a necessidade de buscar formas que envolvam o comprometimento da própria sociedade, “ explicou.

Para tratar do assunto, Vicente Chaves participou da sessão desta semana na Câmara Municipal. “Na ocasião, ressaltamos junto às autoridades e vereadores, alguns pontos que precisam de atenção do governo municipal. Além disso, decidimos homenagear o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (CEDEF), por meio do voto de congratulação, dirigido ainda a todos os apoiadores desta causa social,” contou.

Dentre as discussões estão incluídas leis que garantam a acessibilidade e que reservam uma porcentagem de vagas no trabalho em empresas privadas e no serviço público, estas últimas dependem de prévia aprovação em concurso público. “É importante ressaltar que nem sempre a aplicação destas leis de inclusão atinge seus objetivos e são utilizadas apenas para cumprir a legislação sob pena de pagamento de multas, outras empresas usam a contratação somente em áreas de trabalho em que o salário é menor e muitas vezes em funções que não estimulam o crescimento profissional dessas pessoas,” alertou.

Segundo o Censo de 2010 (IBGE), no Brasil 23,9% da população tem algum tipo de deficiência. A data foi oficializada em 2005, por meio da Lei Federal n.º11.133 e passou a ser comemorada em todo o país como um momento de reflexão e busca de novos caminhos para as lutas do movimento. Para as pessoas com deficiência é o momento para divulgar suas lutas e cobrar mais inclusão social.

“O Dia de Luta das Pessoas com Deficiência deve ser analisado com um olhar amplo, em que o exercício da cidadania passe pelo crivo de atos conscientes e que seja capaz de garantir direitos e também construir a consciência coletiva de que esta questão pertence a toda a sociedade,” finalizou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: