Quinta-feira, 28 de Março de 2024 Fazer o Login

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência recebe atividades alusivas em Araguari

ter, 3 de dezembro de 2019 05:36

por Laura Alvarenga

Criado em 14 de outubro de 1992, pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência recebe atividades alusivas em todo o mundo; em Araguari acontecerá das 8 às 11h30 na praça Manoel Bonito. O evento promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPDC) conta com o apoio do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac); da Polícia Militar; além da parceria das secretarias de Educação, de Serviços Urbanos, de Esportes e de Trabalho e Ação Social.

Conscientização sobre o tema e inserção das pessoas com deficiência em aspectos variados da sociedade fazem parte do debate

Conscientização sobre o tema e inserção das pessoas com deficiência em aspectos variados da sociedade fazem parte do debate

 

De acordo com o presidente do Conselho, Vicente Gonçalves Chaves, a data foi reconhecida pela ONU após a segunda guerra mundial, quando houve uma aceleração do número de pessoas com deficiência, mutiladas em razão da tragédia. A partir daí, aumentaram também os movimentos internacionais de defesa de direitos das pessoas com deficiência.

“Como o Estado também sente o peso dessas questões, as políticas públicas começaram a ser desenvolvidas de forma bem lenta e gradativa, mas de uma maneira paternalista. Assim, as pessoas passaram a pressionar os organismos para reconhecerem o movimento”, relatou Vicente.

O evento irá receber dois cadeirantes da Associação dos Deficientes Físicos de Araguari (Adefa) que, através de um bate-papo, falarão um pouco sobre a experiência deles, como a luta e testemunho de vida. A Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) também será representada por meio de um número musical apresentado pelas crianças da instituição. Além disso, o Imepac se fará presente com um intérprete de Libras, Juliano Marques, contando sobre o núcleo de inclusão trabalhado no instituto.

“O Conselho reúne todas as entidades de pessoas com deficiência do município, além de órgãos da prefeitura, tentando intervir nas políticas públicas para que possam atender melhor as pessoas.”

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: